quinta-feira, 7 de maio de 2015

Divagando # 2 - Spoilers



Antes de mais, tenho que que dizer que não gosto de spoilers. (A minha mãe, por exemplo, gosta de saber o que vai acontecer no fim dos livros ou filmes)

E ao ler o livro "À Espera de Moby Dick", um dos capítulos se debruça sobre os spoilers e lembrei-me de comentar o assunto por aqui.
Uma coisa é ser eu ir à procura de spoilers para querer saber o que vai acontecer antes de ler/ver. Outra coisa bem diferente, é ser spoilada por outra pessoa, sem nos avisar, e que resolve contar o que acontece.

Lembro-me que quando saiu o filme Titanic (já lá vão quase 20 anos), uma amiga foi ver o filme logo no primeiro fim-de-semana e eis que na 2ªfeira, pedimos-lhe que não nos contasse o filme, porque queríamos ir todas ao cinema.
Mas, não sei o que lhe deu, a moça resolveu dizer (e agora, se houver alguém que não tenha visto o filme, salte este paragrafo) "O Di Caprio morre!". Estão a imaginar? Um grupo de 6/7 adolescentes (deveríamos ter uns 16 anos) e ela diz-nos uma coisa destas?? (Não que eu fosse grande apreciadora do Di Caprio, mas perdi a vontade de ver o filme e só acabei por vê-lo em vhs.

Já me aconteceu também ser spoilada, mais por uma vez, sobre a série Anatomia de Grey. Nesta caso, vi na mesma os episódios em questão quando deu na FoxLife, mas perdi o efeito "What?!"

E depois temos também os spoilers sobre livros.
Deixei de ler sinopses de livros de séries, caso ainda não tenha lido os anteriores, porque já fiquei a saber mais do que queria. Mas pronto, quem me mandou a mim ler a sinopse de um livro mais para a frente, não tendo lido os anteriores? Totó, eu sei!

Temos também os vídeos de opinião no Youtube.
Neste caso, se for um livro que tenciono ler em breve, acabo por não ver o vídeo. Mas também já assisti a vídeos, sobre livros que já li, em que a pessoa conta o final *suspiro*

Mas como se não bastasse, também em programas de tv somos confrontados com spoilers. No outro dia estava a fazer zapping e apanhei o programa "Faz Sentido" na Sic Mulher e como iam falar de um top 15 de livros fiquei a ver (neste dia só falaram de dois livros).
E eis que a Maria João Lopo de Carvalho começa a falar no livro "O Retrato de Dorian Grey" e faz o quê? Conta a parte final! Como se todos os telespectadores já tivessem lido o livro.
Fiquei o.O Dafuq!!!
Andava a pensar em lê-lo finalmente este ano, mas agora perdi o interesse.

Esforço-me bastante por não contar mais do que devia, e quando há algo que quero mesmo comentar, aviso que é spoiler. Mas, pelos vistos, há quem julgue que nos pode contar tudo como se todos nós tivéssemos lidos os livros ou vistos os filmes.

Enfim... Acho que dá para perceber que não gosto de spoilers ;)

E vocês, como reagem aos spoilers?

16 comentários:

  1. O melhor spoiler que já fiz (e atenção, só o fiz porque a pessoa em questão já me tinha feito o mesmo) foi dizer o que acontece no final da série Seinfeld. O rapaz em questão tinha começado a ver a série há pouco tempo e eu já lhe estava a contar o que ia acontecer daí a 9 temporadas ehehehe

    Mas detesto spoilers. Há alguns bloguers que em vez de escreverem uma opinião sobre os livros limitam-se a contar o que se passa na história (ali, tudinho). Se a intenção é levar-nos a ler o livro, acaba por ter o efeito oposto. E depois há os comentários nos blogues. A última vez que isso me aconteceu foi precisamente com O último Conjurado em que vi um comentário onde dizia a identidade do Capitão Gualdim. Já não me lembro quem foi e acredito que não o tenha feito por mal, mas foi durante a leitura conjunta. Lembro-me que a pessoa acabou a leitura antes do prazo final e pumba! Fiquei tão triste e a leitura já não me soube ao mesmo...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi bem merecido, Sofia!! eheheh
      Oh pah, uma coisa, é a pessoas ter várias teorias e ir partilhando, mas chegar ao fim e revelar a identidade, bolas pah, isso dá vontade de "esganar" a pessoa!! Tudo bem que tivesse ficado empolgada com a descoberta mas estraga logo a leitura aos outros.

      É tão mau quando contam o que vai acontecer :/

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Não gosta nada, por isso não vejo os vídeos de livros que pretendo ler, não leio textos, nada... Posso ouvir a opinião, mas até nem gosto de saber a sinopse. Normalmente não leio.
    Não me lembro de contar spoiler a alguém... mas provavelmente já aconteceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,
      Pois, quando são livros que quero ler em breve também não costumo ler ou ver vídeos, não vá a pessoa contar demais.
      Eu tento controlar-me, mas se na opinião quero revelar algo, faço sempre o aviso que "contém spoilers" assim as pessoas só lêem se quiserem =)
      Bjs

      Eliminar
  3. Não gosta nada, por isso não vejo os vídeos de livros que pretendo ler, não leio textos, nada... Posso ouvir a opinião, mas até nem gosto de saber a sinopse. Normalmente não leio.
    Não me lembro de contar spoiler a alguém... mas provavelmente já aconteceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Cláudia, eu também quando é um livro que quero muito ler, também não costumo ver vídeos =)

      Eliminar
  4. Olá Tita,

    Estou como tu, odeio SPOILERS!!!! Mesmo!!
    Também esse programa do Faz sentido, mas não me dei conta que ela tinha falado do final!!! Ainda bem que não ouvi essa parte, senão perdia olho a vontade de ver esse segmento do programa e de ler o livro. Ainda por cima é uma escritora, devia saber que isso não se faz!!!

    Enfim...

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Fiquei a sensação que a srª assumiu que toda a gente já tinha lido o livro ou visto alguma adaptação e pumbas. E agora fiquei sem grande vontade de ler.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Bem, acho que em termos de clássicos é difícil não fugir a spoilers, sobretudo se têm um grande impacto em termos culturais. Até agora tenho conseguido fugir de spoilers de trabalhos ficcionais em que estou mais envolvida emocionalmente, quando não sou eu a procurá-los de livre e espontânea vontade. Mas eu sou daquelas pessoas que, quando não quer saber nada do que vá acontecer, simplesmente me afasto de TUDO o que possa mencionar o que quer que seja.

    Já quando se conversa entre amigos, fico chateada é óbvio mas tento passar a concentrar-me mais no como é que se chega aquele acontecimento/final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até tenho conseguido afastar-me dos spoilers dos clássicos, mas realmente é mais complicado.
      Eu perco bastante a "pica" quando me contam algo e apesar de querer continuar a ver ou a ler (caso seja um filme ou um livro), acabo por retirar menos prazer :/
      Por exemplo, no caso dos livros do Martin consegui manter-me afastada dos spoilers, mas foi muito difícil. Mas por exemplo, com os da Hobb spoilei-me ao ler a sinopse de um livro seguinte =P

      Eliminar
  6. Olá,
    Normalmente não gosto de Spoiller mas não fico chateada nem zangada. Posso perder um pouco o interesse mas deixo passar algum tempo para esquecer o spoiller.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Eu na altura fico mesmo chateada =P Depois acalmo-me mas mesmo assim não consigo esquecer o spoiler e não tem o impacto que deveria ter :/
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá
    Também não gosto de spoilers, seja em livros, filmes, séries, seja o que for. Há ocasiões em que o efeito surpresa é (quase) tudo. Gostei bastante do post.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      É isso mesmo. Acabam por estragar o impacto.
      Fico bem que gostaste do post =)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá Tita,
    Esta questão é pertinente, eu normalmente não coloco spoilers, mas por vezes é dificil para mim dar a minha opinião sem o fazer e nesse caso coloco um aviso a dizer esta opinião contém spoilers, a partir desse momento só lê quem quer.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      às vezes é difícil não se colocar spoilers, mas sim, o importante é mesmo termos uma nota que a partir dali poderão existir ;)
      Beijinhos

      Eliminar