terça-feira, 19 de maio de 2015

O Baloiço Vazio: Carla Lima


O Baloiço Vazio
Título: O Baloiço Vazio
Autor: Carla Lima
Editora: Pastelaria Studios
Classificação: 4 Estrelas

Primeiro que tudo, quero agradecer à autora Carla Lima que teve a gentileza de me oferecer o seu primeiro romance e ainda com uma dedicatória fofa! Muito obrigada!

Esta não é, nem uma história com uma estrutura linear, nem tão pouco uma história que nos deixa esclarecidos sobre os acontecimentos. Aliás, é um livro que levanta questões e que as deixa relativamente em aberto de modo que sejamos nós, leitores, a tirarmos as nossas próprias conclusões.
A estrutura do livro pode deixar, no início, o leitor um pouco confuso, pois vamos conhecendo as personagens e a sua história de amor, através de pequenos diálogos em vários momentos, sendo que temos vários saltos temporais. No entanto, passada a estranheza inicial, o leitor começa a ir juntando as conversas e percebendo que algo mais se passa. Sendo que a história de amor de Ana e Bruno é complicada e obsessiva.
Com uma escrita simples, cuidada, num tom mais "íntimo" e pessoal, onde nos consegue transmitir as emoções e angustias de Ana. Chega a ser uma leitura desesperante pela forma como a autora nos apresenta Ana, e como esta busca a felicidade e a segurança.
Chegada ao final do livro, fica-se com dúvidas. Será que foi verdade? Será que foi tudo, ou algumas coisas, alucinações? E apesar de não ser particularmente fã de finais em aberto, reconheço que algumas vezes fazem sentido e resultam bem. E este é um dos casos, em que posso comprovar a minha "teoria". Resultou muito bem e penso que foi o final adequado para a mensagem que se pretende. Amor. Aceitação. Obsessão. Loucura. Angustia.

Foi uma leitura muito rápida, cerca de uma hora, e apesar de o tom mais "angustiante", foi um livro que me deixou a pensar sobre relações, a forma como se ama e se é amado, e como se quer se aceite.
Gostei bastante, mas julgo que não será um livro que agradará a todos, quer pela sua estrutura pouco linear, quer pelo seu tom mais intimista.


Deixo-vos ainda o link para a página do Facebook do livro O Baloiço Vazio.

6 comentários:

  1. Olá,

    Ena isso é que foi ler rápido :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      É um livro pequenino e que se lê bem rápido, mas que se revelou bastante boa =D
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá :)
    Já ando há imenso tempo com curiosidade para ler este livro, e agora ainda me parece mais que vá gostar.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Acho que é uma boa leitura e espero que, quando o leres, que também gostes =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Não conhecia o escritor nem o livro mas gostei muito da tua opinião parece ser um livro muito interessante, história de amor obsessiva interessante.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Também só conheci o livro depois de ter sido contactada pela autora mas gostei muito.
      Em breve vou ter novidades ;)
      Beijinhos

      Eliminar