Título: A Invenção das Asas
Autor: Sue Monk Kidd
Editora: Chá das Cinco (Saída de Emergência)
Classificação: 4 Estrelas
A história decorre no sul dos Estados Unidos no início do século XIX, narrado a duas vozes: Sarah Grimké, filha de um juiz e que possui escravos; e Hetty (Handful) Grimké, uma escrava que é oferecida a Sarah.
Apesar de jovem, Sarah é uma menina que quer mais da vida, quer ser jurista e é contra a escravatura. Handful é também cheia de vida, tem vontade de aprender e sente-se aprisionada pela vida que leva. Duas jovens de diferentes estratos sociais mas ambas aprisionadas e condicionadas pela sociedade.
Tal como já referi, a história vai alterando em capítulos narrados por Sarah e Handful, o que nos permite tem uma visão mais abrangente da sociedade da época, e onde se conseguem sentir diferenças entre as personagens.
No entanto, apesar de abordar o tema da escravatura, não o faz de forma pesada. É certo que temos algumas descrições mais duras, mas foca-se mais nas diferenças sociais e nos sentimentos das personagens, mas permite-nos perceber que a vida não era de todo fácil para os escravos.
Assim vamos acompanhando o crescimento de Handful, Sarah e Nina, a irmã mais nova de Sarah. E o melhor é que são personagens reais, e temos uma história real que foi trabalhada em certos aspectos. Adorei estas três personagens femininas! E a forma como Sarah e Nina foram contra aquilo que estava enraizado na sua família e deram os primeiros passos nas políticas abolicionistas e nos direitos das mulheres.
Foi uma excelente leitura, quer pela forma como abordou o tema da escravatura e das mulheres, como pelas personagens.
Se quiserem saber um pouco mais sobre Sarah Grimké e Angelina Grimké (Nina), podem clicar nos nomes que serão direccionados para as respectivas páginas da Wikipedia.
Nota: Este livro foi-me gentilmente disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.
Olá Tita,
ResponderEliminarGostei muito da tua opinião, faz muito tempo que gostava de ler este livro mas não é propriamente barato. Tenho um fascínio por esta época da história e gosto de livros contados a várias vozes, pois ficamos com uma ideia mais abrangente dos acontecimentos segundo diferentes perspectivas.
Belíssima leitura a tua Tita e mais uma vez provas que com poucas palavras podes dar uma excelente opinião.
Beijinhos e continuação de boas leituras.
Olá Carla,
Eliminarantes de mais, muito obrigada pelas tuas palavras =)
Foi realmente uma boa leitura e que nos dá uma perspectiva das duas classes sociais.
Beijinhos
tenho o ebook e alguma curiosidade pela autora.
ResponderEliminarOlá! Espero que quando o leres, que também gostes =)
EliminarBjs
Olá Tita,
ResponderEliminarJá vi este livro algumas vezes e fiquei com bastante curiosidade em lê-lo.
Parece ser uma leitura muito boa. Ainda bem que gostaste.
Beijinhos e boas leituras
Olá Isa,
EliminarEu fiquei bastante atraída pela sinopse e superou o que eu esperava =)
Beijinhos
Olá Tita.
ResponderEliminarApesar deste livro não me cativar gostei da tua opinião. Ainda bem que gostaste e fizeste uma boa leitura.
Beijinhos
Olá Tânia!
EliminarNem sempre podemos gostar dos meus géneros, não é? ;) Mas sim, foi uma boa leitura.
Beijinhos
Olá Tita
ResponderEliminarNão conhecia o livro mas pareceu-me bastante interessante, parece-me ser do tipo de livros que gosto. Espero ter oportunidade de o ler um dia.
Beijinhos
Olá Sara,
EliminarSe tiveres oportunidade de o leres, espero que gostes =) Eu achei uma boa leitura! E sabendo que gostas de romances históricos, acho que também irás gostar.
Beijinhos