sexta-feira, 3 de julho de 2015

A Rapariga-Corvo: Erik Axl Sund

A Rapariga-Corvo (Victoria Bergmans svaghet, #1)
Título: A Rapariga-Corvo (As Faces de Victoria Bergman #1)
Autor: Erik Axl Sund
Editora: Bertrand Editora
Classificação: 5 Estrelas

Há muito que tinha curiosidade em ler este trilogia, mas sem saber bem porquê ia adiando. E numa altura em que abandonei três livros antes, A Rapariga-Corvo conseguiu agarrar-me à história.

A escrita é bastante directa, com capítulos muito curtos, e que muitas vezes terminam de forma a querer continuar a ler "só mais um capítulo", fazendo-nos avançar sem darmos pelo passar das horas. Temos também tendo alguns capítulos cuja acção decorre no passado e que nos permite ir percebendo algumas coisas sobre determinadas personagens.
As personagens estão bem construídas, quer Sofia Zetterlund, a psicoterapeuta, quer Jeanette Kihlberg, a agente policial, mas também Victoria Bergman, uma mulher que sobre de transtorno dissociativo de personalidade e não só. São personagens ricas e complexas.
E não posso deixar de falar na temática do livro. Abuso infantil, pedofilia, tráfico de crianças e transtorno dissociativo de identidade. Temas fortes e que são retratados de forma crua e bastante gráfica, tal como é a realidade.
Achei genial a forma como os autores foram conduzindo o enredo e as personagens, criando um livro cheio de tensão e violência, causando-nos muitas vezes um nó no estômago e levando-nos a questionar quem é verdadeiramente determinada pessoa.
É certo que já tinha lido/ouvido que esta trilogia era "pesada" e bastante gráfica, mas ainda assim superou o que eu estava à espera. É sem dúvida um excelente thriller psicológico. Não é realmente um livro para "estômagos sensíveis"!
E preparem-se porque chegados ao final d'A Rapariga-Corvo queremos logo pegar no segundo volume. Além disso, há uma "revelação" que nos deixa de boca aberta e que aguardo com bastante expectativa qual será o seu desfecho.

8 comentários:

  1. Olá Tita,
    Bom amei a tua opinião, não tinha a minima noção do que tratava esta trilogia, nem sabia que era trilogia. Gosto deste tipo de livros mas este parece ser deveras mesmo pesado. Quero ler logo que possa, vai para a minha listinha de desejos;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Eu não sabia muito da trilogia, até porque nunca quis ler as opiniões com muita atenção pois era um livro que queria ler, afinal sabia que seria do mesmo género que a trilogia Millenium!
      E acho que és capaz de gostar =)
      Não costumas ler ebooks, pois não?
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,

    Ora aqui está um livro que acho que iria gostar. Embora pesado para a altura em que me encontro! Mas já está na minha lista há muito tempo! Lá para o natal, se o pai natal se lembrar de mim... LOL
    Gostei muito da tua opinião.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa!
      tens que escrever ao pai natal a pedir a trilogia e tens que ser uma menina bem comportada eheheheh
      Acho que vale muito a pena ler os livros =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Também já ando a adiar ler este livro há imenso tempo e não sei porquê.
    Tenho mesmo de mudar isto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Quando puderes dá uma oportunidade à trilogia =)
      Quem sabe agora para a maratona na categoria dos thrillers ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Oi Tita
    Tenho mesmo de arranjar essa trilogia. Toda a gente diz bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Estou a adorar a trilogia! Muito bom mesmo!
      Beijinhos

      Eliminar