segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Blade Runner, Perigo Iminente: Philip K. Dick

Blade Runner: Perigo Iminente
Título: Blade Runner, Perigo Iminente
Autor: Philip K. Dick
Editora: Publicações Europa-América (edição de bolso)
Classificação: 2 Estrelas

Mesmo nunca tendo visto o filme, tinha alguma curiosidade no livro, pois é considerado como um dos clássicos de FC. No entanto, não sou das pessoas que ficou fã.
O mundo criado é relativamente interessante, com androids que imitam praticamente na perfeição os seres humanos, animais mecânicos, já que os vivos são raros e caros; mas também aparelhos que vão moldando o nosso estado de espírito e um novo movimento/religião.
No entanto não fui capaz de sentir ligação com os personagens, principalmente com o principal, Rick Deckard. A escrita também não ajudou, achei-a "crua", mas também que as ideias iam sendo "coladas" às história conforme o autor se ia lembrando.
É certo que não costumo ler tanta FC, em comparação com outros géneros, no entanto já li alguns que gostei bastante, como por exemplo Admirável Mundo Novo ou Os Despojados, mas este Blade Runner não me convenceu.

6 comentários:

  1. Ois,

    Por acaso é um escritor muito elogiado já li alguns livros dele e nunca me encheu as medidas, embora reconheça que tem qualidade.

    Há livros que FC que já me encheram as medidas, agora que falo nisso até me deu saudades de voltar ao genero e tenho tantos por ler :D

    Não o mandes fora caso não queiras, ainda tenho algum espaço nas estantes eheheh

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Foi a minha estreia com o autor e realmente esperava mais, principalmente pela escrita, achei-a fria e "desligada".
      Tenho lido alguns livros do género, e como em tudo, gosto mais de uns do que de outros ;)
      Mandar fora? Isso é pecado! Eu não me desfaço dos meus livros, mesmo daqueles que não gostei =D
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Depois da tua opinião e devido a não ser um dos meus géneros preferidos não tenho grande vontade de o ler (e a capa também não ajudou nada eheh).
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara
      Não leio muito FC mas tem havido alguns livros que tenho gostado bastante, mas realmente não fiquei impressionada com o autor. E tens toda a razão, a capa não ajuda nada eheheh
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Excelente artigo! Eu já quero ler o livro! Também gostei dos filmes de Blade Runner. O último da sequela me surpreendeu. Blade Runner legendado é um dos melhores filmes de ficção , tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Foi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos innovadores. Cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção. De verdade, adorei que tenham feito este filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não vi o filmes (nem a nova versão) mas a ver se um dia vejo.

      Eliminar