quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Mini-Opiniões #7

A Dança dos Dragões (As Crónicas de Gelo e Fogo, #9)
Título: A Dança dos Dragões
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 3 Estrelas

(Lido 1ª vez Setembro 2011: 5 Estrelas)

Se da primeira vez que li este livro, o achei um pouco melhor do que os dois anteriores, nesta releitura não posso dizer o mesmo, talvez por estar a ler dois livros da saga a cada mês.
Mas a verdade é que achei o livro um pouco mais maçador do que recordava. Uma vez mais, temos novas personagens que aparecem e que julgo que algumas delas irão dar muito que falar, tal como um jovem de cabelo azul que se cruza com Tyrion. Estou também com muitas expectativas para saber como Martin irá "desatar os nós" que tem andado a criar.
Quanto a personagens, desta vez achei os capítulos de Bran um bocadinho mais interessante mas os de Tyrion e Daenerys aborreceram-me bastante. Os meus capítulos preferidos neste livro? Cheirete, Asha Greyjoy e Melisandre.



Os Reinos do Caos (As Crónicas de Gelo e Fogo, #10)
Título: Os Reinos do Caos
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 4 Estrelas

(Lido 1ª vez Maio 2012: 4 Estrelas)

Ao fim de 10 livros em português (5 no original) seria expectável que se começasse a desenhar um final, no entanto Martin não se segue pelo previsível e continua tudo em aberto.
Há capítulos que senti que servem apenas para "ocupar páginas", como por exemplo os passados em Meeren, e outros que nos causam muita ansiedade para saber o que o futuro reserva.
Mantive as 4 estrelas iniciais devido a alguns capítulos que me deixaram bastante ansiosa.




Uma pequena reflexão em relação à Maratona Gelo e Fogo:

Esta releitura foi um pouco inesperada pois não era algo que contava fazer este ano, no entanto resolvi participar na iniciativa da Cláudia.
Se posso dizer que gostei de reler a saga? Sim, foi bom, principalmente porque já não recordava algumas coisas, principalmente dos últimos 4 livros (sim, verdade, os que li há menos tempo, recordava menos, talvez por serem um pouco mais parados e chatos do que os anteriores). No entanto, e sendo uma releitura, no geral baixei as classificações, porque tinha mais a sensação que o Martin anda um bocadinho a "engonhar" a história, com tantas novas personagens que ainda vão aparecendo.
Muito também se tem falado que o sexto livro original será publicado no próximo ano, portanto vamos continuar a aguardar com (im)paciência e expectativa. No entanto, sabemos já que irá existir pelo menos mais um sétimo livro, o que só nos resta continuar esta longa espera e rezar a todos os santinhos que Martin tenha muita saúdinha para concluir a saga (cujo primeiro livro foi publicado a primeira vez em 1996), porque verdade seja dita, o senhor já não vai para novo ;)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Espero mesmo que ele tenha saudinha para publicar os livros restantes!!
    Não sei se vês a série mas a mim por um lado ajudou-me porque não baralhei tanto as personagens, mas por outro lado preferia ter lido os livros primeiro. Está tanta coisa diferente :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela!
      Eu era daquelas pessoas que quando soube que iam fazer uma série fiquei toda empolgada. E vi as duas primeiras temporadas com bastante interesse mas a partir da terceira fui começando a ficar mais desmotivada e só mesmo até ao episódio 4 da quarta temporada. Depois resolvi abandonar por estarem a modificar coisas demais para o meu gosto.
      Percebo a tua sensação. Mas pronto, ao menos leste os livros =)
      Beijinhos
      PS - E sim, muita saudinha para terminar a saga ;)

      Eliminar