sexta-feira, 2 de outubro de 2015

O Cônsul Desobediente: Sónia Louro

O Cônsul Desobediente
Título: O Cônsul Desobediente
Autor: Sónia Louro
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5 Estrelas


Aristides de Sousa Mendes, o homem que foi cônsul em Bordéus durante a Segunda Guerra-Mundial e que indo contra as ordens de Salazar, passou inúmeros vistos. Mas, devo confessar, que pouco conhecia da vida deste herói português.
Foi também a minha estreia com Sónia Louro e foi uma agradável surpresa.

Este livro, é supostamente um romance, mas julgo que deverá ser encarado mais como um romance biográfico, pois a autora documenta bem a sua pesquisa com variadas notas de rodapé ao longo do livro.
Com uma escrita bastante fluída, vamos conhecendo a vida de Aristides, desde o seu nascimento até à sua morte. A autora foi intercalando os capítulos de uma forma bastante interessante e que nos "prende", não totalmente linear, mas alternando a sua evolução com o período antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Mas não pensem que é confuso, não, nada disso, cada capítulo está devidamente identificado com o período que é abrangido.
Gostei também bastante da forma como a autora foi passar de nos transmitir todo o dilema de Aristides, pois pretendia respeitar as ordens do governo, mas também queria estar de consciência tranquila e saber que fez o que podia para salvar o máximo de pessoas. Fez o que a sua consciência de bom cristão mandou, e acabou por ser posto "à margem" e culpabilizado por tal. Mesmo após o final da Guerra, quando Salazar comentou que Portugal salvou inúmeros, Aristides não foi perdoado. Aristides acabou assim marginalizado e na penúria.
É certo que podem alegar que Aristides de Sousa Mendes não era também um grande gestor das suas finanças, o que também concordo, mas tendo um família bastante numerosa e tendo ele salvado milhares de vidas, merecia muito mais reconhecimento por parte do Estado Português.
Há ainda quem diga que Aristides de Sousa Mendes salvou 30 000 pessoas, há quem diga que foi muito menos, mas o importante é que Aristides fez o máximo que conseguiu, sem se preocupar com a sua carreira e reputação.

A única coisa que não me agradou totalmente é termos algumas frases noutras línguas, nomeadamente em francês, e que não temos tradução. No entanto, não foi suficiente para diminuir, nem o meu interesse, nem a qualidade do livro.

Um livro que recomendo para quem se interessa por história e principalmente pelas figuras portuguesas que merecem destaque. E Aristides de Sousa Mendes merece todo o destaque!



Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

8 comentários:

  1. Olá Tita
    Não conhecia mas fiquei de olho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Tita,
    Faz muito tempo que quero ler este livro a tua opinião ainda me deu mais vontade.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      É um livro que vale muito a pena =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá,
    Eu não sou muito de ler biografias mas parece-me que ia gostar de conhecer um pouco mais este senhor.
    Fiquei curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia!
      Este não é uma biografia chatas, antes pelo contrário. É uma biografia romanceada. E aliás, está categorizado mesmo como romance ;)
      Se tiveres oportunidade, lê ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tita,
    Fiquei muito curiosa com o livro, pois gosto muito deste género literário.
    Quero muito ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa!
      Acho que também és capaz de gostar =)
      Beijinhos

      Eliminar