sábado, 21 de novembro de 2015

Bel-Ami: Guy de Maupassant

Bel-Ami
Título: Bel-Ami
Autor: Guy de Maupassant
Editora: Relógio d'Água
Classificação: 2 Estrelas


A nossa personagem principal é Georges Duroy, que ganha a alcunha de Bel-Ami. É um jovem, atraente, algo ignorante mas que acaba por ir ascendendo na sociedade.
A Cata já me tinha avisado que tinha detestado o personagem e, se não estou em erro, nem tinha terminado o livro. E dou-lhe razão, Bel-ami é um personagem detestável. E porquê? Devido à sua falta de carácter. Aproxima-se das mulheres, declarando-lhes o seu amor, e manipula-as de forma a atingir o que pretende - informações, dinheiro, estatuto social.
Também as mulheres que se envolvem com Bel-Ami não são muito melhores. Demasiado crédulas e cedem tão facilmente.
Inicialmente devo dizer que achei Duroy um personagem com potencial. Tem os seus sonhos e os seus medos, no entanto não gostei mesmo nada da forma como evoluiu. Mas percebo que seja uma crítica à forma como algumas pessoas não olham a meios para alcançar dinheiro e estatuto social.
Quanto à escrita, achei-a bem acessível, sem se tornar maçuda. E daí as duas estrelinhas, porque se fosse pelas personagem seria apenas uma.

12 comentários:

  1. Yas, não gostei e não terminei >.<
    Mas fico contente por teres gostado um bocadinho mais que eu :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cata!
      Percebo perfeitamente porque não gostaste. Deve ter sido a personagem mais detestável que já li.
      Lá se safou com o tipo de escrita porque o Bel-Ami, credo, só com um murro nas trombas =P
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Tenho muita curiosidade em ler este livro mas depois de ler a tua opinião vou deixar passar um tempinho.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Até pode ser que tu gostes do livro =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Confesso que já não tinha grande interesse em ler este livro, e agora tenho quase a certeza que não o vou mesmo ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Assim sendo também não te vou tentar convencer a lê-lo eheheh
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá,
    Não conhecia o livro mas fiquei curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Tita,
    Já há muito que conheço este livro, mas não sei porquê nunca me chamou a atenção.
    Depois da tua opinião acho que não o vou ler mesmo.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Também não te vou tentar convencer de que vale a pena ler eheheh
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Viva,

    Não conhecia e pelo que percebo nem vale a pena :D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Este era um clássico que já há alguns anos me despertava a atenção e quando o vi na FLL a um preço simpático, aproveitei. Mas realmente, acho que não ficas a perder nada se não o leres =P
      Bjs

      Eliminar