quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Mensagem: Fernando Pessoa

Mensagem
Título: Mensagem
Autor: Fernando Pessoa
Editora: Civilização Editora
Classificação: 4 Estrelas

Poesia é um género que praticamente não leio mas há alguns anos que tenho curiosidade em ler algo de Fernando Pessoa. Não posso dizer que Pessoa me é totalmente desconhecido mas verdade seja dita, no secundário, julgo que não temos maturidade literária suficiente para algumas obras, e poesia não é propriamente das melhores coisas para, na altura se ler. Ainda me lembro do "ódiozinho" que sentia pelas cantigas de amor e cantigas de amigo.
Mas voltando a Mensagem de Fernando Pessoa. Lembro-me de ter, no secundário, termos analisado alguns poemas, entre os quais, O Mostrengo e Mar Português, e que são os meus preferidos. Mesmo hoje, O Mostrengo continua a ser o meu preferido e por algum motivo, a arrepiar-me, de uma maneira boa, cada vez que o leio.
Mensagem é um retrato poético da História de Portugal, com uma escrita que me agradou bastante, conseguindo transmitir-nos várias emoções.
Esta é uma edição, que me agrada bastante, capa dura e bastante apelativa, mas confesso que quando vi o livro ao livro tive uma pequena desilução. E porquê? Porque é um livro muito pequeno, com menos de 100 páginas e julgava que seria maior.
Gostei de ler e fica a vontade de ler mais de Pessoa.

6 comentários:

  1. Olá Tita!

    Ora aqui está um livro que não me imagino a ler... Tenho essa colecção da Civilização quase completa, mas A Mensagem é um dos que continua a faltar. Confesso que tenciono comprá-lo só para ter a estante completa. Ainda me lembro bem de estudar os poemas de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos e de mal perceber o que raio estava o homem a dizer.... Concordo que no secundário não temos maturidade para este tipo de obras e no fim ainda ficamos com um certo trauma que nos impede de desfrutar estas leituras quando as podemos compreender melhor. Não sei se sou só eu a sentir-me assim....

    Seja como for, ainda bem que gostaste da leitura :) Tiveste dificuldade ou foi canja? Vá, tenta lá convencer-me a ler isto outra vez!

    beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Spi
      Tens a colecção quase completa?! Então quando os tiveres na estante tens que os mostrar, devem ficar lindos, todos juntos =)
      Também dei no secundário, mas tirando Mar Português e Mostrengo (que adoro) não me lembro de mais nada.
      Eu nem costumo ler poesia mas achei bem fácil de ler (não sei se foi por não ter aquele sentimento de "obrigação" e até gostei bastante.
      Mas percebo o trauma. Eu por exemplo, não quero tornar a pegar n'A Aparição de Vergílio Ferreira =P
      E o livro é bem pequenino, tem umas 70 páginas se tanto, portanto se o conseguires comprar com 50% de desconto, nem penses duas vezes ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Ainda bem que gostaste :)
    Eu não sou grande fã de poesia. E depois de ter dado alguns poemas deste livro nas aulas de português, não tenho grande vontade de o ler, pelo menos para já. Nunca conseguia chegar ao sentido que eles lá diziam que tinha ahah. Talvez daqui a uns anitos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Também não costumo ler poesia mas confesso que gostei bem mais do que estava à espera. Se calhar é da idade ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu apaixonei-me por Pessoa no secundário, mas sinceramente aprecio muito mais agora do que quando tinha 17 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No secundário não fiquei grande fã, e aliás continuo a não ler quase nada de poesia, mas este livro foi uma excelente surpresa, pois não esperava gostar tanto.

      Eliminar