segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

2015 em Números

Tal como referi no post referente aos Desafios Literários 2015 li 142 livros e 21 contos. Foi, até ao momento, o ano que mais li. Assim sendo, resolvi trazer-vos umas pequenas estatísticas sobre as minhas leituras.

Vou contar apenas os livros lidos (não contabilizando os contos) e que difere um pouco das "contas" do Goodreads. Mas quem tiver curiosidade em ver tudo o que foi contabilizado pelo site, este ano foi disponibilizado uma aplicação bem fixe. Podem ver os meus livros de 2015 aqui.

Tal como já referi, li 142 livros, totalizando um valor de 44 600 páginas lidas, sendo que foi em Julho, o mês em que mais li (18 livros e 6 157 páginas), ao contrário de Agosto (7 livros e 2 813 páginas).
Dos 142 livros, 109 (77%) foram em formato físico e 33 (23%) em ebooks. 67 (47%) dos livros foram escritos por mulheres e 73 (52%) por homens. Sendo que apenas 4 (3%) livros foram lidos em inglês e é um ponto que quero tentar melhorar em 2016.

Para aumentar clicar em cima da imagem


Foi ainda o ano em que me dediquei um pouco mais às releituras, tendo relido 13 livros. Este número deveu-se em grande parte à Maratona Gelo e Fogo organizada pela Cláudia do blogue A Mulher que Ama Livros, em que participei (e até ganhei o sorteio final), tendo relido os 10 livros da saga de George Martin. E ainda dois livros da Juliet Marilliet, autora que conto voltar a reler em 2016.
Na contagem das releituras não foram contabilizados O Principezinho (por duas vezes) e Orgulho e Preconceito pois foram relidos noutras edições que vieram parar às minhas estantes.

Dos 142 livros lidos, li 36 livros de autores portugueses, número que quero tentar aumentar em 2016.

Quanto à dita "pilha a diminuir" e que todos os anos é um dos objectivos, tinha iniciado 2015 com 106 livros por ler e cheguei ao fim com 92. Apesar de ter reduzido pouco, estou contente por finalmente ter conseguido atingir menos de 100 livros por ler.
Mas mesmo assim, e tendo em conta o número de livros que li, vieram parar às minhas estantes 79 novas aquisições, sendo que 36 foram-me oferecidos (parcerias, família, amigos) e 43 comprados por mim.

Quanto a 2016, já falei um pouco dos desafios aqui, mas tal como é hábito, criei uma página própria aqui, onde irei listar todos os desafios, objectivos e o meu progresso.

Conto ainda, durante esta semana, publicar as minhas melhores e piores leituras de 2015. Mas podem também espreitar o post referente à Retrospectiva Literária 2015 =)

10 comentários:

  1. Olá Tita
    Adorei ver este post, muito bom mesmo! Também gosto muito de estatísticas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Obrigada =)
      Tive vontade de falar um bocadinho mais sobre os livros e as estatísticas, pois também gosto de ir vendo os progressos =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bem, Tita. Foi um excelente ano mesmo. Leste bastante autoras e livros nacionais o que é mesmo muito bom.
    Parabéns e boa sorte para 2016

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina =)
      Foi realmente um bom ano de leituras.
      Beijinhos e bom 2016

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Parabéns superaste as tuas expectativas e isso é sempre bom;)
    Beijinhos e muitas e boas leituras para 2016.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      É verdade, não pensei que corresse tão bem =)
      Beijinhos e bom 2016

      Eliminar
  4. Isso é que foi ler! Curiosamente eu li muito mais autoras que autores, mas muito menos livros do que o costume. Ainda estou para ver as estatísticas todas no ano que passou :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Correu muito bem mesmo =)
      Em 2016, espero ler mais autoras do que autores.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Viva,

    Bem que belo ano a nível de leituras, bolas isso é que lhe foi dar e ainda releste uns livrinhos nada mau, ai quem me dera, mas as parcerias estragam muitos dos nossos planos.

    Gostei da mensagem, bem elaborada e muito objetiva :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Pelo menos, as leituras vão correndo bem.
      Gosto sempre de ver os meus números e este ano tive vontade de partilhar =)
      Bjs

      Eliminar