segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A História de uma Serva: Margaret Atwood


A História de Uma Serva
Título: A História de uma Serva (BR: O Conto da Aia)
Autor: Margaret Atwood
Editora: Bertrand Editora
Classificação: 4 Estrelas

(Lido em e-book e na edição brasileira)

Há muito que tinha curiosidade neste livro mas por diversos motivos só agora foi possível lê-lo.

Estamos perante um mundo distópico, em que os EUA são agora um estado fundamentalista, segmentado por castas, onde as mulheres férteis são classificadas como Servas (Aias na edição brasileira), de modo a conceberem filhos para a elite.
Defred (Offred na edição portuguesa) é uma dessas servas, que se encontra em casa do Comandante e da sua mulher Serena Joy, sendo que é obrigada a ter relações sexuais com o Comandante, numa espécie de ritual, para que engravide e essa criança seja criada por Serena e o Comandante.
A história é narrada na primeira pessoa por Defred, e que nos conta, quer a sua vida em casa do Comandante, nesta sociedade fundamentalista, mas também o seu passado, através de flashbacks. Este tipo de narração permite ao leitor, sentir mais de perto, as angústias e o desespero de Defred.
Gostei muito da história mas também da escrita da autora, fazendo descrições detalhadas que nos permite sentir toda a atmosfera, no entanto achei alguns dos flashbacks um pouco "abruptos", isto é a forma como a autora alternou entre o presente e passado, nem sempre é claramente identificável.
Um dos aspectos que me levou a atribuir 4 estrelas e não 5 foi o facto de inicialmente termos poucas informações sobre estado actual, sendo que ler a sinopse ajudou a ter uma melhor visão da sociedade e do papel das mulheres.
Também o final não me agradou totalmente pois é demasiado aberto (apesar da nota "histórica") e queria saber mais sobre Defred.
Apesar da idade deste livro, é um livro merece ser lido por todos pela forma como retrata o papel das mulheres, retirando-lhes os seus direitos. É um livro que nos faz pensar!

Fiquei ainda com vontade de ver o filme A História da Aia / The Handmaid's Tale.


6 comentários:

  1. Olá Tita,
    Tenho alguma curiosidade em ler livros desta autor, nomeadamente este. Mas o facto da história ser sobretudo distópica fico um pouco de pé atrás. Mas talvez lhe dê uma oportunidade.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Acho que lhe deves dar uma hipótese, ou pelo menos tentar =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. olá, Tita,
    Gostei da tua opinião :D gosto muito da premissa deste livro, por parecer tão "terrível". Fico mais à vontade para o ler sabendo que gostaste...

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Acho que vais gostar do livro =)
      Eu confesso que o outro livro que tinha lido da autora não me tinha agradado, mas este, quando terminei, queria saber mais =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Viva,

    Tenho que experimentar algo desta escritora, penso ter algo dela na estante ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Acho que fazes bem pois és capaz de gostar =)
      Beijinhos

      Eliminar