segunda-feira, 28 de março de 2016

O Que Fazem Mulheres: Camilo Castelo Branco


O Que Fazem Mulheres
Título: O Que Fazem Mulheres
Autor: Camilo Castelo Branco
Editora: Projecto Adamastor
Classificação: 3 Estrelas
(Lido em E-book)

Ficha do Goodreads aqui

Confesso que depois de no ano passado ter lido dois livros de Camilo Castelo Branco, não fiquei com muita vontade de ler mais do autor. No entanto, depois de ter lido opiniões muito positivas deste livro, numa nova edição, decidi dar-lhe mais uma oportunidade.
No século XIX os casamentos arranjados eram considerados normais, sendo que o ideal era os pais das raparigas conseguirem encontrar um marido que lhes trouxessem estabilidade e as jovens que casavam por amor eram poucas. E este é o mote do livro. Ludovina é um jovem bonita e que cujo o pai lhe arranja casamento com um homem mais velho mas rico, que regressou há pouco do Brasil, o João José Dias. E Ludovina é persuadida pela sua mãe a aceitar este casamento.
E é com esta premissa, que Camilo Castelo Branco faz a sua crítica à sociedade, quer destes casamentos arranjados, quer da supostamente moralidade e virtude, mas também do adultério.
A escrita de Camilo Castelo Branco é bastante trabalhada, o que para alguns leitores poderá ser uma dificuldade. Ao longo da história, o autor vai fazendo os seus próprios comentários algo sarcásticos, dirigindo-se directamente ao leitor, o que torna a leitura um pouco mais dinâmica e até divertida. Mas confesso que Ludovina não me convenceu, achei-a demasiado "perfeita" e "sempre de bem".
Tendo em conta a minha experiência anterior com o autor, gostei mais deste livro do que dos anteriores, principalmente pelo seu tom sarcástico. E talvez volte a ler algo mais de Camilo Castelo Branco.

4 comentários:

  1. Olá Tita
    Ainda bem que gostaste mais deste :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      À terceira lá consegui ler um livro de CCB que até gostei =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ois,

    Registada a recomendação ;)

    Bjs

    ResponderEliminar