sexta-feira, 22 de abril de 2016

A Contadora de Histórias: Jodi Picoult


A Contadora de Histórias
Título: A Contadora de Histórias
Autor: Jodi Picoult
Editora: Bertrand Editora
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Só tinha lido um livro de Jodi Picoult mas este livro chamou-me logo a atenção e graças à minha querida amiga Isa do blogue Jardim de Mil Histórias, que me emprestou, pude lê-lo mais cedo do que esperava.

Neste livro não encontramos apenas uma história, mas sim várias, umas dentro de outras.
As histórias vão-nos contadas por quatro narradores distintos, divididas em três partes, em que duas são passadas na actualidade e a parte do meio dá-nos mais detalhes sobre o Holocausto, na perspectiva de uma sobrevivente.
Quanto aos quatro narradores, tenho que falar primeiro em Sage, que acaba por ter mais destaque. Sage é uma jovem, padeira, solitária de 25 anos, que pertence a uma família judia, que ficou com uma cicatriz no rosto, após um acidente de viação.
Temos o velhote Josef Weber, que Sage conhece e que se tornam amigos, até que este lhe conta um segredo que o corroí. Leo Stein, um funcionário no Departamento de Justiça dedicado a investigar crimes ocorridos no Holocausto. E ainda, Minka, avó de Sage e uma sobrevivente do holocausto. A par destes narradores, temos também outras personagens que vão tendo influência a evolução do livro.
Logo no início senti-me envolvida no livro, com a história de vida das personagens, durante a Segunda Guerra Mundial. O livro, apesar de ser ficção, tem descrições mais duras e que nos deixa mais frágeis.
A autora aborda temas fortes, como os horrores do Holocausto, mais também a nossa capacidade de perdoar, e que não somos exclusivamente bons ou maus.
Adorei! Quer a forma como a autora nos foi contando a história e como nos vai apresentando as perspectivas de cada personagem.

Para além das histórias de Sage, Minka e Josef, encontramos ainda um "bombom". Uma história criada por Minka e que vamos descobrindo aos poucos.

6 comentários:

  1. Tenho muita curiosidade com esta autora. Tenho por ler "O Pacto" mas está em inglês e acaba por ir ficando para trás.... O costume, já sabes como é :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só tinha lido um livro da autora e já há uns anos, mas este deu-me vontade de ler muito mais.
      Mas sim, já sei como é ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Ainda bem que gostaste :)
    Esta é das minhas autoras preferidas e estou muito curiosa para ler este livro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Este foi apenas o segundo livro que li da autora mas deixou-me mesmo com vontade de querer ler mais =)
      Adorei!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu bem te disse que ias gostar! Embora quando disse isso, já tinhas lido e eu não sabia! ;)

    ResponderEliminar