sexta-feira, 15 de abril de 2016

Acácia Ventos do Norte: David Anthony Durham


Ventos do Norte (Acácia, #1)
Título: Acácia - Ventos do Norte
Autor: David Anthony Durham
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui


Este livro, tal como muitos outros, veio da oferta 2=3 da editora e só sabia que era o primeiro de uma série. Na realidade, na versão original Acácia, é um trilogia, mas em Portugal cada livro foi dividido em dois, dando origem a seis livros, e este Ventos do Norte é apenas a primeira metade do primeiro livro.
Leodan Akaran, é rei soberano do Mundo Conhecido, viúvo com quatro filhos e que governa o reino a partir da ilha de Acácia. No entanto os Mein pretendem reclamar para si o trono e vingar os seus antepassados.
Tive alguma dificuldade em entrar na história, pois temos várias personagens e vários locais de acção, sendo que em cada capítulo vamos tendo a história contada por diversos personagens, um pouco como nas Crónicas de Gelo e Fogo. No entanto, neste caso específico, não temos a indicação inicial de quem é aquele capítulo, o que me dificultou a leitura. Com tantas personagens, julgo que teria sido muito útil uma "cábula" de personagens e locais.
Sendo a primeira parte de um primeiro volume, grande parte do livro acaba por servir como introdução ao mundo de Acácia e de preparação para a tal revolta, com várias informações que poderão ser importantes mas que não me causaram impacto.
Um aspecto que me desiludiu bastante foi a batalha. O autor foi criando muita expectativa e depois na altura... pfff...
Não foi uma total perda de perda pois na parte final, foi ganhando mais ritmo mas não me vejo a acompanhar o resto a série (trilogia).


6 comentários:

  1. Olá, Tita,

    Humm, não me pareceu uma leitura muito entusiasmante. faz-me confusão saber que se cortam tantos livros por cá. Isso deixa-me com pouca vontade de apostar em novas séries/trilogias, só de pensar na quantidade de livros que depois tenho de comprar para seguir a história... (é um desabafo).

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Demorei a entrar na história e não me cativou muito.
      A divisão de livros é daqueles assuntos que dá "pano para mangas". Há situações em que concordo em que se divida, por exemplo um livro que tenha mais de 800/900 páginas percebo que se divida, pois fica até mais confortável de ler. Mas acho que andam a esticar um bocado.
      Mas infelizmente não é uma situação só de agora, por exemplo, Os Despojados, a edição de livro de bolso, são dois livros de cento e poucas páginas... e os dragões de pert (ou algo assim) também foi dividido e acho que de dois livros, fizeram três. Estás a imaginar a confusão?? Enfim...
      Estás à vontade para desabafar. Eu também tenho menos vontade de apostar em séries por isso e por também não sabermos se serão canceladas... enfim..
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ui! Estou a perceber :S olha, essa questão dos cancelamentos tb é outra das tais. E triste é qd compramos um primeiro volume e não fazemos ideia se há continuação :S enfim...

      beijinhos

      Eliminar
    3. É mesmo! Conheço pessoas que já só compram séries/trilogias quando já estão editados todos os livros para não ficarem "penduradas".
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Tenho este livro cá em casa há algum tempo mas ainda não li. Agora fiquei um pouco preocupada :s
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Pode ser que gostes ;)
      Começo a achar que se calhar sou eu que deixei de gostar tanto de fantasia :/
      Beijinhos

      Eliminar