quarta-feira, 20 de abril de 2016

Feira do Livro de Lisboa - Algumas Dicas!

Imagem retirada da página de Facebook da FLL

Falta pouco mais de um mês para o início da Feira do Livro de Lisboa (FLL) *yeah* mas a pergunta que se impõe é "ainda falta muito?" XD

Este ano, a Feira do Livro de Lisbao será de 26 de Maio a 13 de Junho, com vários feriados pelo meio.
O site ainda está em manutenção mas podem ir consultando também a página de facebook do evento.

E é sempre muito especial para mim e deste que a FLL acaba, que passo os restantes 11 meses à espera da próxima edição ;)
Adoro ir à FLL. Adoro andar no Parque Eduardo VII a passear e a ir espreitando as barraquinhas. Adoro andar a ver os livros. Com calma. Sozinha ou acompanhada. Adoro!
Podem até ver uma publicação que fiz o ano passado com algumas das minhas memórias da FLL, clicando aqui.
Se pudesse, ia à FLL todos os dias, nem que fosse só para andar a passear no meio dos livros.

E como a FLL está quase a chegar, venho partilhar algumas "dicas" que fui adaptando ao longo deste 9/10 anos que vou à FLL.

* Ir com roupa e calçado confortável - Vão andar, para cima, para baixo, pela feira, cujo o terreno é a subir, em calçada e com algumas "imperfeições".

* Cuidado com o sol - É certo que já apanhei chuva na FLL mas também já apanhei muito sol. Se está o tempo bom, antes de sair costumo colocar protector solar, quer no rosto, pescoço e braços. E porquê? Porque sou super branquelas e (muito) facilmente apanho escaldões. Costumo também levar na mala/mochila uma espécie de chapéu/lenço para a cabeça.

* Água e Comida - Costumo levar uma garrafa de água, normalmente de 33cl, que depois posso ir enchendo nos bebedouros. É certo que se vende água na feira e já comprei, principalmente bem fresca, custa-me bastante pagar 1€ por uma garrafa de água. Houve um ano que estava lá uma barraquinha do Continente e vendia água mais barata (acho que a 0,5€) mas foi apenas um ano.
E sim, também costumo levar algo para mordiscar, normalmente uma barra de cereais pois como costumo ter quebras de açúcar convém ter algo à mão. Mas claro, não escapa ou um geladinho ou uma waffle na feira =P

* Planear a visita - Costumo consultar o site da FLL (que infelizmente só costuma estar operacional muito próximo do início) para ter uma noção onde cada editora tem o seu stand e assim estabeleço planos de "onde ir primeiro".
Costumo também optar por, da parte da manhã, visitar o lado direito da feira (quando estão de costas para a estátua do Marquês), pois este é o lado com menos sombra das árvores e da parte da manhã, ainda não está tanto calor como por exemplo às 15h. Enquanto que no lado esquerdo, da parte da tarde, as árvores fazem uma sombra bastante agradável. E nos últimos anos, tenho ainda começado por visitar primeiro a zona dos alfarrabistas, que, por norma, se encontra no tal lado direito, logo no início.

* Consultar os Livros do Dia - Tal como comentei no ponto anterior, o site só costuma estar operacional mesmo em cima da data, e no que respeita à informação dos livros do dia, nem sempre está completa (sei que estão dependentes das informações facultadas pelas Editoras). Mas consulto quer o site da feira, quer sites ou facebook de editoras, que vão disponibilizando as listas de livros do dia. Para mim, os livros do dia são um dos factores principais para escolher o dia (ou dias) para ir à FLL, pois tento escolher ir num dia em que hajam vários livros do dia que me interessem.

*Orçamento - Já fui à FLL sem qualquer tipo de orçamento e comprava muito por impulso, mas as circunstâncias alteraram e nos últimos anos estabeleço um valor a gastar. Em 2015, nem sequer levei o cartão mb para não me exceder e muito provavelmente, este ano farei o mesmo pois tenho algum dinheiro de lado, de prendas e algumas poupanças que estou a reservar para livros.
Claro que também podem estabelecer o vosso orçamento e usarem o cartão, mas obriga-vos a um maior controlo e estarem constantemente a fazerem contas, mas é possível =)

* Hora H - Esta é uma boa aposta para quem possa ir, de 2ª à 5ª das 22h-23h, pois nas editoras aderentes, os livros com mais de 18 meses de publicação, têm descontos de 50%. Mas lá está, mais uma vez, acho importante fazerem um planeamento, ou pelo menos verem se têm livros na vossa lista, que reúnam as condições da Hora H.

* Preparar a lista de "livros a comprar" antes da visita - Quem é o leitor que não faz uma lista de livros que quer comprar? Eu faço, principalmente para a FLL, mas isso não quer dizer que só compro livros que estão na lista, porque há sempre um ou outro livro que *ups* estava só na minha "lista mental" =P Mas sim, eu preparo a minha lista para a feira com alguma antecedência, onde coloco informações importantes como, por exemplo, a editora e o preço. Mas se acharem interessante, posso fazer um post dedicado à minha lista e à sua preparação. O que acham?


E desde que a feira acaba que estou logo ansiosa para o início da próxima edição =P
Também já estão ansiosos para o início da FLL? Têm também algumas dicas/conselhos?

6 comentários:

  1. Dicas muito úteis, sem dúvida! E só agora me apercebo que a feira é perto da associação de diabéticos. Queria tanto ir à feira!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia!
      Obrigada =)
      Ando com tanta vontade de FLL!!
      Vem! Vem! Acho que ias mesmo adorar =D Se conseguires vir, diz qualquer coisa ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Esse grande acontecimento do ano está a chegar. Também já estou a planear a minha visita :)
    Excelentes dicas, obrigada por partilhares.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Logo que a FLL ficamos logo com vontade de que comece outra vez =D
      Obrigada e fico contente por teres gostado =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Como gostava de morar mais perto de Lisboa!!
    Já pensei ir um dia de propósito, mas depois penso se valeria a pena, se há realmente descontos que valham a pena (para mim só são bons a partir de 40% eheh). Mas acho que seria interessante nem que seja só para ver. E tenho curiosidade com os alfarrabistas (por cá não tenho conhecimento que existam), fazem bons preços?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Podes vir num fds ou assim ;)
      Na sua grande maioria, os livros do dia têm 50% de desconto. E tens várias editoras que disponibilizam as listas com antecedência e no site da FLL também costumam ter algumas listas. Mas é pena,é que nem todas as editoras disponibilizem as listas, nem com alguma antecedência.
      Só mais nos últimos anos é que tenho tido mais atenção nos alfarrabistas, mas é questão de se ir vendo e procurando. Os preços vão variando, já encontrei a 5€, 7€ e a 10€. Depende sempre do livro em questão.
      Beijinhos

      Eliminar