sábado, 2 de abril de 2016

Filme - O Físico

Ficha do IMBd aqui

Num dia destes tinha a tv ligada no AXN quando vejo a apresentação de um filme, cujo o nome reconheci - O Físico - e eis que percebi que era adaptação do livro de Noah Gordon, que já li há uns anos e que gostei bastante. Podem ler a minha opinião aqui.

Em pleno século XI, Rob Cole acaba sendo "adoptado" por um barbeiro-cirurgião, passando a viajar por Inglaterra a fazerem pequenos espectáculos de magia, mas também prestando alguns cuidados de saúde. Ao longo deste tempo, Rob descobre que tratar de doentes é mesmo a sua vocação e após um contacto com um físico (médico) judeu, resolve partir rumo à Pérsia, para estudar com o famoso Ibn Sina.
É certo que já não me recordo que praticamente nada da história do livro, portanto não vos consigo dizer até que ponto a adaptação é fiel. No entanto, lembro-me que quando li o livro, a operação às cataratas deixou-me "arrepiada". Não de medo, mas pela descrição e por ter ficado a saber que no século XI, já se faziam operações às cataratas.
O filme tem algum drama e ainda a típica história de amor. Mas é mais do que isso. A determinação de um jovem cristão que quer aprender medicina. Mas também temos presente a intolerância religiosa.
Gostei bastante da caracterização do século XI, quer de Inglaterra mas também da Pérsia. Mas confesso que gostaria de ter visto um pouco mais do percurso de Rob Cole até ao Oriente, nas suas dificuldades e da forma como se fez passar por judeu, e também do estudo de medicina. Mas o filme retrata muito bem a sociedade, como também a forma como as religiões encaravam a medicina. Quem dissecasse cadáveres era considerado herege e condenado à morte, e por isso, os médicos pouco ou nada sabiam do interior do corpo humano.
Se é um filme espectacular? Não. Mas gostei bastante de ver e deixou-me com vontade de reler o livro.

Uma curiosidade, o actor principal que interpreta Robe Cole / Jesse Ben Benjamin é Tom Payne, o Jesus em The Walkind Dead.

2 comentários:

  1. Olá Tita
    Não conhecia nem o livro nem o filme, mas fiquei curiosa. A ver se vejo pelo menos o filme.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara
      Espero que depois fiques com vontade de ler o livro ;)
      Beijinhos

      Eliminar