quarta-feira, 6 de abril de 2016

O Fantasma da Ópera: Gaston Leroux


O Fantasma da Ópera
Título: O Fantasma da Ópera
Autor: Gaston Leroux
Editora: Colecção Geração Público
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Apesar de no ano passado ter visto a adaptação cinematográfica, a verdade é que pouco recordava (memória de peixinho dourado). Mas achei o livro bem melhor do que o filme, com uma história mais melancólica e "negra".
Se pensam que é uma história de amor entre Christine e o seu "Anjo da Música", esqueçam! É muito mais e não considero que seja uma história de amor nesse sentido mais tradicional.
A história é-no contada através de um investigador que decide tentar esclarecer o mistério em torno da Ópera de Paris e do desaparecimento de Christine e do Visconde, que já aconteceu há uns anos. Sendo portanto a história contada em "segunda-mão" e não um relato "em directo".
Inicialmente o ritmo é um pouco lento, mas à medida que vamos avançado não conseguimos abandonar o livro por muito tempo, devido aos mistérios que são surgindo. A aquela recta final, a partir do relato do Persa?! Esqueçam! Não consegui pousar o livro!
Tal como já referi, é uma história com um ambiente mais negro e não estejam à espera de uma bela história de amor. O Fantasma também não é uma personagem que nos faça amá-lo, é até bastante cruel. Mas até o compreendo, pois está marcado pelo passado e tem uma forte carência afectiva e a necessidade de ser amado. Mas o fim... ai, o fim... descubram por vós próprios ;)

6 comentários:

  1. Olá, Tita,
    Convenceste-me :D por acaso, adoro o filme baseado no musical, mas tive sempre algum receio que o livro fosse "mais fraquinho" (preconceitos, preconceitos :P) Uma história "negra"? Quero ler :D

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su!
      Eu gostei bastante e achei-a mais negra (recordou-me até o ambiente de O Monte dos Vendavais) e com mais detalhes do que o filme. Espero que gostes =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Tinha uma ideia mais "romântica" desta história, precisamente por causa do filme. Por acaso tenho um exemplar do livro na estante, apesar de ser uma edição de bolso e com letras minúsculas. Tenho que me aventurar. Adoro histórias mais "escuras" ehehe

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,
      Também pensava isso mas surpreendeu-me bastante pela positiva. Ui letras minúsculas é que não são nada agradáveis :/ mas espero que gostes da história =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Quero muito ler este livro, não sei porque ainda não o fiz.
    Sei que já vi um filme mas não me lembro de quase nada.
    E adoro os temas dos musicais!! eheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Pode ser que leias em breve, e espero que gostes.
      As músicas do filme são bem giras =)
      Beijinhos

      Eliminar