quarta-feira, 27 de abril de 2016

O Retrato de Dorian Gray: Oscar Wilde


O Retrato de Dorian Gray
Título: O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Editora: Relógio d'Água
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este é daqueles livros que o meu interesse só surgiu após ter visto alguns opiniões bastante positivas no booktube. No entanto, há uns meses, a ver um programa de tv em que falavam sobre alguns livros, fui spoilada com o final. E fiquei chateada, muito chateada. Confesso também que não era uma leitura que contasse fazer tão cedo mas surgiu a possibilidade de empréstimo deste livro e resolvi aproveitar.
Esta é a história de Dorian Gray, que após ter sido pintado por um seu amigo, Basil Hallward, e por influência de Lord Henry Wotton, acaba por desejar que fosse o quadro a envelhecer, enquanto que ele, Dorian, se mantém jovem e belo.
Ao longo dos anos, vamos percebendo a influência nefasta que Lorde Henry teve na vida de Dorian, e como o ideal de juventude e beleza dominou a vida de Dorian.
Com uma escrita um pouco trabalhada, mas lenta e envolvente, Oscar Wilde, vai-nos contando os desenvolvimentos da vida de Dorian e no que ele se tornou, sempre com um tom mais misterioso e negro.
Dorian é uma personagem que muda ao longo da história. Se inicialmente é um jovem mais inocente, depois de conhecer Lorde Henry torna-se numa pessoa egoísta, vaidosa e maldosa.
Como será viver mantendo-nos eternamente jovens? Haverá consequências? A beleza e juventude serão assim tão importantes? Como é que lidamos com a nossa consciência? Como lidamos com os nossos actos? Qual a influência que os outros têm na nossa vida?

Haveria ainda muito mais por falar sobre este livro mas, para além de não querer spoilar ninguém, também me faltam palavras para descrever tudo o que senti. Tornou-se num daqueles livros que vou querer reler, mas num ritmo mais lento, de forma a absorver tudo o que Wilde nos quis transmitir.

6 comentários:

  1. Olá, Tita,

    Quero muito ler este :D já o tenho na estante há espera. Vou ter em conta a tua opinião e guardá-lo para uma época em que o possa ler devagar.

    beijinhos e que venham mais boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Sim, acho que o melhor é ler este livro mais calmamente, pelo menos eu vou querer reler nessas condições =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Li este livro há uns anos e gostei. Embora não seja grande fã de clássicos, fiquei surpreendida pela positiva.
    Também gostei do filme, mas menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de estar um pouco de pé atrás, por ter sido spoilada, gostei bastante. Quanto ao filme, ainda não sei se o vou ver, mas se calhar dou-lhe uma oportunidade.

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Também me lembro de ver o programa, mas felizmente não me lembro do que foi dito.
    Também tenho este livro. Assim que puder vou lê-lo :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Melhor assim ;)
      Estou curiosa para saber a tua opinião.
      Beijinhos

      Eliminar