terça-feira, 17 de maio de 2016

O Fiel Jardineiro: John le Carré


O Fiel Jardineiro
Título: O Fiel Jardineiro
Autor: John le Carré
Editora: Biblioteca Sábado
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Após a misteriosa morte de sua mulher, Tessa, Justin Quayle, um funcionário do Foreign Office no Quénia, tenta desvendar ele próprio o crime. Tessa era uma activista humanitária e Justin, mas suas investigações vai descobrindo uma trama internacional de corrupção na indústria farmacêutica.
É um thriller interessante, com o próprio Foreign Office a tentar esconder o crime e informações, tal como o próprio tema de corrupção da indústria farmacêutica. No entanto, não consigo gostar do tipo de escrita e narração do autor, que mistura passado e presente, sem fazer nenhum tipo de indicação. Num paragrafo é a acção actual, enquanto que no seguinte, podemos estar a ler uma recordação; e para mim, este estilo é muito confuso.
Algumas partes são bastante pertinentes, como por exemplo os inquéritos policiais e as informações que Tessa foi descobrindo, mas que se acabam por tornar um pouco chatas, pois dá a sensação que a trama não desenrola e andamos um pouco a "engonhar"
Até um thriller que prende pelo tema mas achei-o algo confuso e algumas vezes aborrecido. Foi também o segundo livro que li de John le Carré e continua a não me agradar.

4 comentários:

  1. Olá, Tita,
    Nem vi ainda o filme todo para poder ler o livro, que tenho na estante há anos e anos, mas tenho medo de ler, sou sincera. Um dia, talvez...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Eu nem vontade tenho de ver o filme =P
      A história até é interessante mas o estilo de escrita do autor, não funciona comigo. E achei que há partes que o autor arrasta um pouco.
      Mas é como dizes, um dia pode ser que te apeteça.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Por acaso nunca tive muita curiosidade com este livro e acho que assim não o devo mesmo ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Se já não tinhas curiosidade, agora também não te vou incentivar eheheh
      Beijinhos

      Eliminar