sábado, 28 de maio de 2016

O Planeta dos Dragões: Anne McCaffrey

Título: O Planeta dos Dragões (3 volumes)
Autor: Anne McCaffrey
Editora: Livros do Brasil - Colecção Argonauta
Classificação Geral: 4 Estrelas

Estes três volumes, em português, são a divisão de dois livros - Dragonflight e Dragonquest. São uma mistura de fantasia e ficção-científica, num universo em que os dragões e os homens-de-dragão são os defensores do planeta, contra os ataques dos Fios.
Senti algumas dificuldades a entrar na história, com as personagens e as especificidades do planeta. Julgo que talvez tivesse sido útil, um pouco mais de desenvolvimento quer das personagens, quer do próprio universo criado, pois existem pormenores que não nos são explicados, o que me deixou um pouco confusa. Tive também alguma dificuldade com os nomes, quer a distinguir quem é quem, como também com a semelhança entre alguns deles.
No primeiro livro, achei que a história se enquadrava mais no género fantástico mas na parte final, temos já algumas "nuances" de FC, e que continuam presentes nos livros seguintes.
Algo muito interessante, foi antes da continuação do segundo livro, temos uma pequena apresentação deste mundo, e que teria sido muito útil mesmo antes do primeiro livro, excepto o último paragrafo, que serve para contextualizar a continuação.
Ao longo dos três livros, são-nos apresentadas novos personagens e lugares para tornarem a história mais rica e complexa, e até mesmo com intrigas, que tornam o enredo ainda mais cativante.
Devo dizer que adorei os dragões, a forma como são retratados e a sua ligação com as personagens, a autora conseguiu tornar os dragões numas personagens fantásticas e que nos parecem tão reais.
Apesar de ter sentido algumas dificuldades iniciais, à medida que a história foi avançado consegui ir entrando neste mundo.

Entretanto fiquei a saber que Dragonflight e Dragonquest são os dois primeiros livros de uma trilogia, e portanto, fica-me ainda a faltar ler o último livro - The White Dragon - que foi também dividido em dois livros O Dragão Branco 1 e  O Dragão Branco 2.


Classificação individual:
O Planeta dos Dragões Vol 1: 3 Estrelas -- Ficha do Goodreads aqui
O Planeta dos Dragões Vol 2: 4 Estrelas -- Ficha do Goodreads aqui
O Planeta dos Dragões Vol 3: 4 Estrelas -- Ficha do Goodreads aqui

8 comentários:

  1. Ja li essa trilogia há uns anos atrás e gostei imenso do primeiro; já os outros achei um bocado enfadonhos...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      O bom da literatura e desta partilha dos blogues é ver como há sempre opiniões diferentes das nossas =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Não conhecia esta trilogia.Ainda bem que gostas-te.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Tita,

    Fiquei curiosa com esta trilogia, apesar de tudo...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Olá Bruno,
      Com esta edição, talvez só em alfarrabistas ou em sites em 2ª mão. Se não estou em erro, a Gailivro editou-os em dois volumes e julgo que com os títulos originais.

      Eliminar