segunda-feira, 6 de junho de 2016

A Duquesa de Mântua: Joana Bouza Serrano


A Duquesa de Mântua
Título: A Duquesa de Mântua
Autor: Joana Bouza Serrano
Editora: Esfera dos Livros
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Graças à surpresa e apoio da Editora Esfera dos Livros pude ler este excelente livro. Muito obrigada =)

Antes de mais, quem foi a Duquesa de Mântua?
A Duquesa de Mântua, foi Margarida de Saboia, uma princesa italiana, neta do rei Filipe II de Espanha (I de Portugal), e que devido à sua mãe, tinha uma enorme devoção e fidelidade pela Coroa Espanhola. Casou-se com Francisco Gonzaga, o futuro Francisco IV Gonzaga, Duque de Mântua e de Monferrato. No entanto, e apesar de ser reconhecida como Duquesa de Mântua, Margarida enviuvou pouco tempo depois de o seu marido se ter tornado Duque de Mântua.
No final de 1634, Margarida de Saboia tornou-se vice-rainha de Portugal, cargo que ocupou até à Restauração da Independência, a 1 de Dezembro de 1640.

Quando iniciei a leitura deste livro, tive uma agradável surpresa. Este não é um romance histórico, mas sim uma biografia de Margarida de Saboia, com um excelente trabalho de pesquisa e cheio de referências históricas. Mas, por favor, não julguem que Joana Bouza Serrano se limita a "despejar" a informação, tornando o livro maçudo. Não! Nada disso! A autora tem uma escrita muito acessível mas que nos proporciona um excelente ritmo de leitura, com uma divisão de capítulos que vai acompanhando a vida de Margarida de Saboia.
A própria Margarida é uma personagem muito interessante, algo orgulhosa, gostando de controlar e sempre fiel aos seus laços espanhóis, o que lhe valeu também o afastamento de Itália e da sua única filha.
A autora consegue-nos fazer um excelente retrato político da época, de intrigas e alianças, principalmente através dos casamentos. Se já tinha ideia de que a maioria dos casamentos reais eram feitos na família, este livro tive ainda uma noção mais clara da quantidade de consanguinidade nos casamentos reais.
Outro ponto muito positivo é encontrarmos na parte final, mapas do norte de Itália e da Península Ibérica, as árvores geológicas e ainda uma tabela com os acontecimentos cronológicos em Portugal, Itália e na Monarquia Hispânica.
Foi um livro que adorei ler, quer por parte do período que é abordado - o domínio filipino em Portugal - mas principalmente pela forma como Joana Bouza Serrano nos transmite em informação, sem parecer que nos dá a dar uma aula maçuda e debitando informação, mas sim de forma cativante e envolvente.   Deixou-me ainda com muita vontade de ler As Avis, também da autora.
Recomendo para todos os amantes de História.

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

2 comentários:

  1. Olá Tita
    Cada vez estou a gostar mais de livros históricos, acho que se aprende bastante!
    Fiquei com vontade de ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Eu gosto muito de históricos e começa mesmo a "destronar" o género fantástico, que durante anos amei.
      É isso mesmo. Além de termos o prazer da leitura, ainda aprendemos. E a autora deste livro escreve de forma muito cativante e nada maçuda.
      Se puderes, lê ;)
      Beijinhos

      Eliminar