Título: Um Mundo Sem Fim I
Autor: Ken Follett
Editora: Editorial Presença
Classificação: 3 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Finalmente peguei nos livros "Um Mundo Sem Fim", que já estavam na estante há alguns anos.
Regressamos a Kingsbridge, cerca de 200 anos após d'Os Pilares da Terra, onde encontramos quatro crianças - Caris, Gwenda, Merthin e Ralph - que presenciam a morte de dois homens por um cavaleiro. E enquanto três deles fogem, um fica e acaba por partilhar um segredo com este cavaleiro.
Este é o ponto de partida para esta trama, em que Ken Follett foi interligando factos históricos com personagens que passamos a ter carinho e outras mais detestáveis.
Apesar de o enredo girar em torno das quatro personagens principais, temos um vasto leque de outras personagens, desde artesãos e artíficies, como membros do clero e nobreza. O que nos permite ter um excelente enquadramento da época.
No entanto, é uma leitura que exige um pouco de concentração. Ken Follett tem uma prosa com bastante descrições, principalmente sobre a construção de edifícios e pontes. Mas apesar destas descrições, o autor consegue-nos, à medida que a história vai avançando, ir cativando, fazendo com que seja difícil não pegar no livro.
Gostei bastante da construção das personagens, que se tornam reais, principalmente Caris, por ser uma jovem que quer mais do que ser "controlada" por homens, mas também de Merthin, que segue a sua paixão, e estou bastante curiosa com o irmão Thomas, que acho que no segundo volume, ainda nos vai trazer surpresas.
Foi uma boa leitura e que pude apreciar ainda mais, por já ter lido Os Pilares da Terra já há bastante tempo, pois achei a "fórmula" muito parecida, quer com par romântico mas principalmente pelo prior extremamente ambicioso, que não olha a meios para atingir os seus fins.
É um livro que recomendo para quem gosta de romances históricos mas, para quem já leu Os Pilares da Terra, preparem-se para pontos comuns nas personagens e no enredo.
Olá Tita,
ResponderEliminarAndo desejosa de pegar neste livro. Adoro Ken Follett e agora ainda me deixaste com mais curiosidade.
beijinhos
Olá Sofia,
EliminarFoi uma boa leitura e que posso dizer que foi melhorando conforme ia avançando na história ;)
quando leres, acho que vais gostar.
Beijinhos
Olá Tita
ResponderEliminarQuero muito ler este livro, mas antes quero ler "Os Pilares da Terra".
Beijinhos
Olá Sara,
EliminarApesar de serem histórias independentes, é passada na mesma cidade e são referidas algumas personagens de os Pilares da Terra. Portanto, sim, acho que é melhor leres primeiro os outros ;)
Beijinhos
Olá, Tita,
ResponderEliminarTenho mesmo que me lançar na leitura de Ken Follet :D tenho aind ao primeiro volume de "Os Pilares da Terra" por ler há uns bons tempos. Por acaso, já vi a série que foi baseada no "O Mundo Sem Fim". Gostei, mas acredito que o livro a ponha a um canto ;D
beijnhos
Olá Su,
EliminarAcho Ken Follet interessante mas prepara-te para histórias um pouco descritivas ;)
Quanto aos Pilares, lembro-me que me custou um pouco a ler o primeiro volume e nem o achei nada de especial assim, tanto que demorei cerca de 1 ano a ler o segundo. Mas depois a história fluí bastante bem.
Ainda não vi nenhuma das séries, mas estou curiosa =)
Beijinhos
Olá Tita,
ResponderEliminarJá vi a série, mas nunca li os livros. Mas adorei a série.
Acho que já não vou ler estes livros, não só porque já conheço a história, mas também pelo seu tamanho :)
Beijinhos e boas leituras
Olá Isa,
EliminarEu ando há imenso tempo para ver a série dos Pilares e depois também quero ver esta mas acabo por dar prioridade às leituras ;)
Oh sim, eu percebo-te em relação ao tamanho... os da trilogia O Século são gigantes e até tenho medo =P
Beijinhos