quarta-feira, 13 de julho de 2016

A Memória da Chuva: Sandra Freitas

A Memória da Chuva
Título: A Memória da Chuva
Autor: Sandra Freitas
Editora: Chiado Editora
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Não costumo ler muitos romances românticos pois não são um dos géneros que mais goste de ler mas de vez quando sinto falta de livros mais leves e mais românticos, sendo que este livro me interessou bastante pela sinopse.

Inês e Jorge viveram, na sua juventude, uma grande paixão mas acabaram por se separar em circunstâncias um pouco estranhas. Alguns anos depois, Inês, agora enfermeira, descobre que Jorge está de regresso, como um cirurgião conceituado e logo para o mesmo serviço onde trabalha.
E mais não conto da história ;)

Comecemos pelos pontos que achei menos bem conseguidos.
Primeiro que tudo tenho que infelizmente falar nos erros ortográficos. É verdade. Mesmo tendo sido revisto por outra pessoa que não a autora, conseguimos ainda encontrar alguns erros, tais como "corrijir", "igreija" e o mais habitual, mas que me faz revirar os olhinhos, "há anos/meses/semanas atrás". Felizmente não são muitos, mas acabam sempre por nos retirar um pouco o prazer da leitura. Afinal de conta, quem é o leitor que gosta de encontrar erros num livro, ainda para mais de um autor português? Julgo que ninguém.
Encontramos também alguns erros de formatação, como a falta de parágrafos ou espaçamentos a mais. O livro merecia um pouco mais de cuidado de composição gráfica (julgo que é este o termo).
E confesso também que esperava encontrar muitas mais referências da cidade do Porto. E esse foi um aspecto que me desiludiu um bocadinho. É mencionado que a acção decorre no Porto mas a verdade é que todas as referências são tão genéricas que poderiam decorrer noutra cidade qualquer. Não sei se foi opção da Sandra Freitas não inclui descrições da cidade mas eu senti falta. Talvez por ter tantas saudades do Porto e por esperar "visitar" através desta leitura.

Passando agora as pontos positivos.
A escrita é bastante acessível e contada de forma a cativar e a manter o leitor preso à história. Acabamos sempre um capítulo com a vontade de querer continuar saber mais e mais.
As personagens estão bem construídas, sendo que nos parecem bem reais, com uma história de vida que poderá ser a história de alguém com quem nos cruzamos.
Sim, é uma história de amor, com os seus encontros e desencontros e de muitos mal-entendidos, e como a maioria dos romances românticos, o casalinho é algo previsível mas credível e a sua aproximação bem natural. É também uma história com muito drama e várias situações de doença - talvez um pouco excessivo demais - mas que dão um bom ritmo ao enredo.
Quanto ao final, mais concretamente ao epílogo, ainda estou a "digerir" o que aconteceu e não era o que esperava nem, tão pouco, desejava.

É certo que não é um livro perfeito mas, para primeiro livro da Sandra Freitas, tem bastante qualidade e muito potencial. E espero sinceramente que a Sandra continue a escrever.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

6 comentários:

  1. Olá Tita
    É pena, mas os livros da Chiado Editora têm muito esses problemas :s
    Gosto muito quando o final dos capítulos noz faz querer contiuar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim, é verdade, pois a Chiado não tem ninguém que faça uma revisão dos livros. E neste, como tinha um nome de outra pessoa, tive esperanças de não encontrar erros =(
      Sim, acaba por nos manter agarrados à história.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Eu sou fã de romances;)
    Acho que vou muito querer ler este livrinho.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Se és fã de romances românticos então acho que vais gostar muito mais deste livro =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Quando mostraste este livro aqui até fiquei curiosa com o livro. Mas de facto a questão dos erros e do descuido gráfico dos livros da editora deixam a desejar. O que não quer dizer que os autores sejam maus, mas não ajuda.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Infelizmente esses pontos são recorrentes nos livros da Chiado, isto porque não é feita, por parte da Chiado, nenhuma revisão antes de serem editados.
      E tens toda a razão, não ajuda.
      Beijinhos

      Eliminar