quarta-feira, 20 de julho de 2016

A Rainha Predileta: Carolly Erickson


A Rainha Predileta
Título: A Rainha Predileta
Autor: Carolly Erickson
Editora: Bertrand Editora
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Para quem me acompanha há algum tempo, já sabem que gosto bastante de ler sobre os Tudor e que comprei este livro, este ano, na Feira do Livro de Lisboa, e li-o numa leitura conjunta com a Maria Santos.

Este livro é sobre Jane Seymor, a terceira esposa de Henrique VIII e a única que lhe deu um herdeiro varão. Jane é muito dedicada à Rainha Catarina e que lhe custa ir assistindo à ascensão de Ana Bolena.
Sendo este um livro relativamente pequeno, que não chega sequer às 300 páginas, foi com muita surpresa que me apercebi que a narração se iniciava ainda durante o reinado da Rainha Catarina.
Achei um livro um pouco superficial demais pois não aborda questões políticas, e senti falta que o enredo fosse mais desenvolvido. Algo que também não me agradou muito foi o facto de os anos irem passando e nem sequer vamos tendo indicação dos mesmos.
A autora optou por um registo de narração na primeira pessoa, quase como se fosse um diário, o que nos permite conhecer um pouco mais sobre Jane e da sua personalidade, mais calma e pacifica, apesar de a autora ter introduzido uma paixão algo fogosa que não me convenceu, pois acho que não se enquadrou na sua personalidade.
Eu percebo que Jane não tenha tido tanto conhecido sobre as questões políticas e religiosas, focando-se mais nos comportamentos sociais das rainhas e das suas damas, e nos sentimentos e emoções de Jane.
Não digo que não seja um livro interessante, principalmente por se focar sobre Jane Seymour, mas achei-o demasiado sucinto e que merecia mais desenvolvimento, já que foi um período muito rico em acontecimentos.

2 comentários:

  1. Olá, Tita,

    Como percebo a tua frustração :S já me aconteceu ler o que esperava ser um romance de época bom e deparar-me com uma coisa fraquinha (como a "A Paixão de Emma",de que esperava o mínimo de consistência).
    Por outro lado, também penso se não nos habituamos a coisas tão boas ou detalhadas que notamos depois mais diferença com algo mais leve...
    Que venham melhores leituras!

    beijnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Pois é, às vezes vamos encontrando leituras que não nos satisfazem completamente.
      Acabamos por ir elevando as nossas expectativas, com livros melhores e mais desenvolvidos, e depois acabamos por sair desiludidas com leituras mais leves.
      Mas sim, que venham melhores leituras =)
      Beijinhos

      Eliminar