quinta-feira, 21 de julho de 2016

Maratona Cineverão - Actualização 2

E a Maratona Cineverão (#mcineverao) está a correr muito bem, hoje venho-vos falar dos 4 filmes visto nesta segunda semana.


* Categoria Comédia:  Horrible Bosses 2 (2014)
http://www.imdb.com/title/tt2170439/

Depois das peripécias anteriores, os amigos Nick, Dale e Kurt decidem criar o seu próprio negócio mas acabam por caírem no golpe de um rico investidor. Para tentarem salvar a sua empresa, o trio decide avançar para um plano arriscado, raptar o filho do investidor e com o dinheiro do resgate, salvar a empresa.

Em 2011 fui ver o primeiro filme ao cinema e lembro-me que foi bastante divertido e por isso, tinha vontade de ver o segundo filme, mas fui adiando.
O filme tem partes divertidas, mas gostei mais do primeiro. Sei que é um filme cómico e que normalmente as personagens são mais parvas, mas neste filme achei o trio ainda mais idiota e só me metem em situações com tudo para correr mal. Ok, tal como já referi, eu sei que é para ser cómico, mas achei um pouco forçado demais. E também não gostei muito da linguagem mais grosseira e das piadas sexuais, uma vez mais, achei que eram apenas para ser cómico e não como parte da história.
Para além disso, e para justificarem um pouco mais a sequela, foram introduzidas novamente as personagens de Jennifer Aniston, Kevin Spacey e Jamie Foxx mas que acabaram por não trazer praticamente nada à história. Felizmente Chris Pine esteve em grande e Christoph Waltz, apesar de um papel pequeno, deu outra lufada ao filme.
Não posso dizer que não ri. É claro que me ri mas confesso que esperava um filme bem mais divertido.


* Categoria Realizado por Mulher: Me Before You (2016)
http://www.imdb.com/title/tt2674426/

Will Traynor é um jovem rico e que tem uma vida preenchida, até ser atingido por uma moto, ficando tetraplégico. A jovem Louisa Clark, depois de ser despedida do seu emprego, acaba por ser contratada para cuidar de Will. Aos poucos, Louisa acaba por conseguir ligar-se a Will.

Li o livro este ano e fiquei logo cheia de vontade de ver o filme, no entanto, estou um pouco desiludida. O filme não me emocionou como esperava (sim, sim, verti umas lagrimazitas, mas em comparação com o livro foi muito poucas), e não me cativou como esperava.
Encontramos a história geral do livro, ou não tivesse sido o filme escrito pela própria Jojo Moyes, mas houve alguns aspectos que foram cortados, fazendo com que perdesse intensidade.
Quanto a mim, o filme vale pela prestação dos actores. Emilia Clarke representa Louisa na perfeição, com aquele ar mais ingénuo e puro. Ahh e o guarda-roupa de Louisa está fenomenal. E também Sam Claflin, que apesar de todas as limitações físicas da personagem, consegue ser um Will bem convincente.
Não sei se teria as expectativas muito elevadas mas não gostei como pensava. Acho que, para quem leu o livro, o filme acaba por ser uma desilusão.



* Categoria Indie: Little Miss Sunshine (2006)
http://www.imdb.com/title/tt0449059/

Seis elementos de uma família – pai, mãe, filho, filha, tio materno e avô paterno – fazer uma viagem para a pequena Olive participar no concurso de beleza “Little Miss Sunshine”, na Califórnia.
Mas esta é uma família pouco estável, em que cada membro tem os seus problemas. O avô foi expulso da casa de repousa por uso de drogas; o pai vende um programa de auto-ajuda para quem quer ser um vencedor mas não tem grande sucesso; a mãe que dá muita importância a honestidade, mas que fuma às escondidas; o tio materno que é gay e tentou suicidar-se; o irmão mais velho, um jovem meio revoltado e que fez um "voto de silêncio" até conseguir ser um piloto da Força Aérea; e a pequena Olive que sonha com o mundo dos concursos de beleza.

É um filme interessante e que explora os problemas de cada um dos membros da família, com cenas mais cómicas mas também com algum drama e situações/problemas diárias. O filme demonstra-nos que o que é verdadeiramente importante é aprendermos a viver com o que se gosta e com quem se gosta. Mostra também um pouco da superficialidade dos concursos de beleza, sendo que tem uma cena final do concurso, mesmo muito cómica.
Tem uma história muito original, com um bom equilibro entre a comédia e o drama e adorei as prestações dos actores.


* Categoria Adaptado Livro: The Handmaid's Tale (1990)
http://www.imdb.com/title/tt0099731/

Gileade é um estado totalitário onde a grande maioria das mulheres são estéreis, sendo que as mulheres que ainda são férteis são “treinadas” para serem servas. Estas servas são mantidas em casa de determinados casais e para quê? Para terem relações sexuais com o homem, numa cerimónia, com o objectivo de engravidarem e os bebés serem criados por esse casal, sendo depois a serva colocada noutra casa, com outro casal.

Li este livro o ano passado e gostei bastante, sendo que tinha muita curiosidade em ver o filme. Posso dizer que gostei, mas achei-o um pouco mais fraco que o livro. Senti que, quer o mundo, quer a divisão de castas, não foram totalmente explicadas, já que o livro é bastante rico em termos de detalhes.

Primeiro que tudo, fiquei desiludida com a escolha da roupa, pois no filme, as servas não têm o enorme chapéu branco, e que no livro, servia para as limitar e torna-las mais “fechadas” para a sociedade.
Também não gostei da forma como foi recriada a relação de Offred e Nick. Sim, estes também têm um relacionamento no livro, mas mais intenso e quase como sendo um sinal de esperança, e não tão romântica, como o filme nos tentou passar. Nem do pouco destaque que a personagem de ofglen tem no filme.
No entanto, também existem cenas que achei muito bem conseguidas, nomeadamente as do centro das servas, com os seus rituais de purificação, a cena do parto e também a do “julgamento”.
Achei que os actores e as suas prestações, um dos pontos altos do filme, nomeadamente Natasha Richardson (Offred), Faye Dunaway (Serena Joy), Elizabeth McGovern (Moira) e Robert Duvall (Commander).

2 comentários:

  1. Olá Tita
    Quero muito ver o Me Before You (ainda não o consegui encontrar). Mas também já estou a baixar as expetativas, porque já vi algumas opiniões como a tua, que desilude.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Eu vi no Pop-corn, mas sem legendas.
      Sim, acho mesmo que o melhor é baixares as expectativas, pois até pode ser que assim gostes mais.
      Beijinhos

      Eliminar