quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Maratona Cineverão: Actualização 6

Mais um ponto de situação da Maratona Cineverão.


 Categoria Estreia 2016: The Secret Life of Pets / A Vida Secreta dos Nossos Bichos (2016)
http://www.imdb.com/title/tt2709768/

Max é um cão que mora num apartamento de Manhattan, com a sua dona e que adora a sua vida. Até ao dia em que a sua dona traz um novo e grande cão, chamado Duke. Max não gosta desta mudança, nem de Duke pois percebe que a sua vida não irá ser mais a mesma. No entanto, após um “incidente”, Max e Duke terão que juntar forças, ao mesmo tempo, que os amigos de Max, se juntam para os salvar.

Desde que tinha visto o trailer, já no ano passado, que tinha ficado com muita curiosidade em ver o filme. Mas agora, acho que deveria ter lido primeiro a sinopse para não me sentir “enganada”.
Com o trailer, tinha ficado com a sensação que o filme se iria basear mais na relação entre animais e donos, mas também nas suas actividades por casa, quando os donos saem para trabalhar. Quando na realidade não é bem assim. É certo que tudo acontece durante o dia, após os animais ficarem sozinhos em casa, mas acaba por se focar mais nas dificuldades entre Max e Duke, como também do “grupo de resgate” e da forma como apesar das suas diferenças se unem num objectivo comum.
O filme aborda também a problemática dos animais abandonados, o que é um ponto a favor, apesar de, na minha opinião, ter sido um pouco superficialmente, servindo apenas como base da revolta do coelho.
Achei o início e o final bem conseguidos, mas que no meio perdeu o foco e, quanto a mim, não atingiu o objectivo de nos emocionar. E quanto a personagens só consegui gostar da gata Cloe
Ficou muito aquém das minhas expectativas.



Categoria Elenco Jovem: The Hunger Games: Mockingjay - Part 2 / The Hunger Games: A Revolta - Parte 2 (2015)
http://www.imdb.com/title/tt1951266/

Finalmente decidi ver o final de Hunger Games, que andava já a adiar há algum tempo. Apesar de já não me lembrar de todos os pormenores do livro (que li já no final de 2012), mas mesmo assim achei que dois filmes, de um livro relativamente pequeno, teria muito “enche-chouriços”. E não me enganei.
Tinha gostado bastante dos dois primeiros filmes, mas os dois últimos não me convenceram, talvez precisamente por terem andando a engonhar e esticar a história.
Tem algumas cenas que gostei bastante, como é o caso das passadas no subterrâneo mas, no geral, senti que ao longo de 2 horas de filme era um pouco de “mais do mesmo”, sem grande impacto



Categoria Top 250 IMDB: The Shawshank Redemption / Os Condenados de Shawshank (1994)
http://www.imdb.com/title/tt0111161/

Em 1946, Andy Dufresne  é um jovem banqueiro, que é condenado a duas penas perpétuas, por um crime que cometeu, o homicídio da sua esposa e do amante dela. Andy é mandado para a Penitenciária Estadual de Shawshank, cujo director é um cristão devoto mas cruel, tal como o Capitão, que é o seu braço-direito. Na prisão, acaba por fazer amizade com outros presos, nomeadamente com Red, também ele condenado a prisão perpétua e que controla o mercado negro da instituição.

Já há muitos anos que um amigo que falavam muito bem deste filme mas, sem saber bem explicar porquê, fui adiando e acabou por ser o filme perfeito para esta categoria.
Sem dúvida que é um filme espectacular, com excelentes actuações, um argumento magnifico e um final surpreendente.
Excelente! Excelente! Excelente!



Categoria Block-Buster: Now You See Me 2  / Mestres da Ilusão 2 (2016)
http://www.imdb.com/title/tt3110958/

Um ano após despistar o FBI e ganhar a admiração do público, o grupo de ilusionistas ressurge num espetáculo que pretende expor as práticas sem ética de um magnata da tecnologia, mas acabam por ser desmascarados e raptados por um inimigo desconhecido. O homem por trás do ato de desaparecimento dos Cavaleiros é nada menos que Walter Mabry, um prodígio que ameaça os mágicos e os obriga a fazer um roubo dos mais espetaculares e impossíveis. A única esperança é conseguir produzir um golpe sem precedentes para limpar seus nomes e revelar o real mandante por trás de tudo.

Se já tinha gostado do primeiro filme posso dizer que ainda gostei mais deste segundo.
Uma história com muitos truques, cenas com efeitos espetaculares, que nos mantém sempre agarrados e nem damos pelo tempo passar.
Muito bom!



Categoria Professor: Detachment  / O Substituto (2011)
http://www.imdb.com/title/tt1683526/

Henry Barthes é um professor do ensino médio, que apesar de ter o dom para comunicar com os jovens, só dá aulas como substituto, para não criar vínculos com ninguém. Até que é colocado numa escola pública, com professores desmotivados e adolescentes violentos e desencantados com a vida, que só querem encontrar um apoio para substituir seus pais negligentes ou ausentes. Sofrendo uma crise familiar, Henry verá três mulheres entrando em sua vida e vai começar a perceber como ele pode fazer a diferença, mesmo que isso venha com um alto custo.

Este é um filme intenso e mais introspectivo que retrata quer a situação de ensino, com jovens problemáticos, mas também a forma como um professor tenta lidar, quer com os jovens, quer com a sua vida privada, tentando sempre fazer a diferença. Mistura falta de valores, alguma crueldade humana, vários conflitos…
Um drama intenso!

2 comentários:

  1. Olá Tita
    Que pena que não tenhas gostado muito de A Vida Secreta dos Nossos Bichos, tenho muita curiosidade para o ver.
    Eu até gostei de Mockinjay.
    Os Condenados de Shawshank é simplesmente fantástico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Vê na mesma, mas não cries muitas expectativas com o trailer.
      Estes dois filmes de Mockinjay aborreceram-me :(
      É mesmo fantástico!!
      Beijinhos

      Eliminar