quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Até que o Amor me Mate: Maria João Lopo de Carvalho


Até que o Amor me Mate
Título: Até que o Amor me Mate
Autor: Maria João Lopo de Carvalho
Editora: Oficina do Livro
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este foi o segundo livro histórico que leio de Maria João Lopo de Carvalho (opinião de Marquesa de Alorna aqui) e foi, mais uma vez, uma excelente leitura.
Através de sete mulheres que de algum modo se cruzaram com Luís Vaz de Camões, vamos conhecendo a vida do poeta, mas também da própria corte portuguesa.
Vamos então conhecendo estas sete mulheres, conhecendo as suas vidas e o modo como Camões foi importante para elas, mas não se foca nos romances. O foco principal é mesmo a vida de Camões, com os seus altos e baixos. Mas também a vida na corte, com os problemas políticos e de sucessão.
Um aspecto muito positivo é a escrita da autora, pois consegue adaptar a escrita à linguagem da época, conferindo-lhe uma autenticidade ao livro, já que é um histórico. Outra mais-valia, foi o modo como a autora conseguiu criar sete vozes diferentes, para cada uma das mulheres, cada uma com as suas vivências e percursos de vida.
Ao longo do livro vamos tendo também pequenos poemas e sonetos de Camões, que tornam a leitura ainda mais rica.
Foi, sem dúvida, uma leitura muito boa e que me deixou com muita vontade de ler Camões, já que na escola, confesso, não fiquei muito fã.
Um livro que recomendo para quem gosta de história portuguesa mas também para quem queira conhecer mais sobre a vida do poeta.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

6 comentários:

  1. Olá Tita
    Não tinha conhecimento deste livro, mas vou sem dúvida querer ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Este livro saiu há poucos meses.
      Acho que vais gostar bastante =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Já peguei neste livro na biblioteca, mas era tão grande que perdi logo a vontade de o ler. A minha relação com os calhamaços não é a melhor. Mas vou tentar, uma vez que gostaste.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Pois é, este é um sr calhamaço eheheh
      E sei que não és muito fã de calhamaços mas, quando sentires vontade/interesse, dá-lhe uma oportunidade =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Antes de mais obrigada pela tua opinião sincera e que me motivou para a leitura do livro. Eu sou um pouco como a Isa os calhamaços e eu temos uma relação, digamos de distanciamento. Tenho lá em casa o livro Marquesa Alorna, foi-me oferecido e só de olhar para o número de páginas dá vontade de fugir:)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Que bom que a minha opinião te motivou =)
      Eu percebo que nem toda a gente goste de calhamaços mas de vez em quando também merecem uma oportunidade eheheh Sim, o livro Marquesa de Alorna intimida pelo tamanho mas olha que também gostei ;)
      Beijinhos

      Eliminar