Título: O Conto da Ilha Desconhecida
Autor: José Saramago
Editora: Caminho
Classificação: 3 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Depois de já ter tentado ler dois livros do autor, em períodos diferentes, mas acabei por desistir após algumas páginas, decidi experimentar este conto, precisamente por ser um conto e para participar no projecto Ler Saramago (#lersaramago) da Cláudia A Mulher que Ama Livros.
Esta é a história de um homem que quer encontrar a ilha desconhecida e, para tal, pede ao rei que lhe dê um barco para tal demanda. Apesar de alguma relutância, o rei concede-lhe o pedido.
Este é um conto muito curto, que se lê em menos de uma hora e por isso também não vou desvendar mais detalhes do enredo.
Apesar de curto, confesso que não foi fácil de ler, devido ao estilo de escrita do autor. Muito texto corrido, muitas vírgulas, alguns pontos finais mais mais nenhuma pontuação. E isso foi mesmo o mais difícil de ultrapassar, e tentar perceber o que era diálogo, o que era "pensamento", "emoções" e narrativa também não foi fácil.
Analisando a história em si, sem esta questão da pontuação, até é interessante e com uma mensagem importante, em que devemos ir atrás dos nossos sonhos e nunca desistir.
Surpreendente, gostei da história, mas foi mesmo muito difícil ultrapassar o estilo de escrita e por isso não consigo atribuir uma classificação mais elevada.
Olá Tita
ResponderEliminarDo autor ainda só li O Memorial do Convento, para a escola e até gostei. No início fez-me confusão o estilo do autor, mas depois habituei-me e apreciei o livro. Quero ler mais alguma coisa dele, não sei porque ainda não o fiz eheh.
Beijinhos
Olá Sara,
EliminarEu na escola dei A Aparição de Vergilio Ferreira e odiei =P
Tenho que ver se consigo ultrapassar o estilo de escrita do autor e ler mais ;)
Beijinhos