quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O Império Final: Brandon Sanderson

O Império Final (Mistborn, #1)
Título: O Império Final
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5 Estrelas

Ficha da Saída de Emergência aqui

Já há algum tempo que ouvia falar muito bem da trilogia Mistborn e portanto tinha as expectativas muito mas muito elevadas mas posso dizer-vos que a experiência ainda foi melhor do que eu pensava.

Este é o primeiro volume da trilogia Mistborn - Nascida nas Brumas (4 volumes em Portugal), onde encontramos um mundo, cujo nome é precisamente Império Final, governado pelo Senhor Soberano, um terrível ditador imortal, que se tornou no Deus do reino.
Esta sociedade é marcada pela opressão do povo Skaa pela nobreza, num ambiente carregado de cinzas, tornando este mundo quase como uma distópia com alguns elementos de magia. E é precisamente na introdução de magia que Brandon Sanderson tornou as coisas mais originais e ainda mais interessantes. A Alomância. A capacidade de ingerir vários metais, que ao serem queimados, dão poder (cada metal tem um poder associado) ao seu brumeiro.
Inicialmente pode ser algo confuso entrar neste novo mundo, mas o autor tem a capacidade de nos fazer envolver no enredo, explicando as coisas aos poucos, sem se tornar maçudo, mas como parte da história. E acreditem, muito rapidamente estava agarrada à história e às personagens. A sério, a forma como o autor nos conta a história é fabulosa.
Também as personagens são outro ponto alto. Bem construídas, bem desenvolvidas e super interessantes. Desde Vin, a nossa protagonista, que com os seus medos e sentimentos se torna tão real; mas também Kelsier que nos deixa tanta vez com o coração aos pulos sem saber o que esperarmos. Sazed é também outra personagem com destaque e com quem simpatizei logo de início, cheio de surpresas, e ainda Elend, que me despertou logo a curiosidade.
Uma aspecto muito interessante, é que antes de cada capítulo temos sempre uma citação, que ao longo da história vamos percebemos o seu enquadramento e a sua importância.
Tal como referi, senti alguma dificuldade, até meio da primeira parte, mas depois fiquei cativada. Uma história bem construída, onde vamos acompanhando o louco mas brilhante plano da revolução, sempre com dúvidas e medos mas também cheia de momentos que nos apanham completamente surpreendidos. E digo-vos mais, as duas últimas partes são tão, mas tão viciantes e tão surpreendes que não vão conseguir parar de ler. Sem dúvida que vou querer ler os restantes em breve.
Um magnifico livro de fantasia que nos agarra e surpreende.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.


Brandon Sanderson esteve em Portugal no passado dia 7 mas infelizmente não me foi possível ir. No entanto, fiz uma lista de reprodução no Youtube com os vídeos disponibilizados pela Editora Saída de Emergência, da Sic Radical e ainda da Filipa Books. Podem ver aqui.

8 comentários:

  1. Oie,

    Gostei muito desta trilogia (VO) e o final é simplesmente de nos deixar KO, vais evoluir muito e acredito que se gostaste deste os seguintes vais adorar ;)

    Espero que a SDE publique mais obras do escritor :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Adorei e estou ansiosa para ler os restantes pois acho que vou continuar a adorar =)
      Era muito bom sinal, mesmo! Tenho ouvido falar muito bem no Elantris.

      Bjs

      Eliminar
  2. Olá, Tita,
    Aiii,conseguiste captar ainda mais o meu interesse por esta saga :D já tinha ouvido falar do sistema de magia e acho que isso é um "refresh" :D
    Estou a planear comprar só o do Zafón até ao final do ano, mas torna-se difícil :p

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Vale mesmo a pena ler a série! É muito bom mesmo =D
      Ai Zafón!! Também quero tanto =D
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Esta trilogia é muito falada. Já percebi que dentro do género é das melhores. Mas como sabes não é "a minha praia". Mas quem sabe se não leio um dia :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Eu sei que a fantasia não é o teu género preferido mas é como dizes, quem sabe um dia não te apetece ler. Olha que é muito boa mesmo (pelo menos este primeiro livro).
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tita
    Também adorei, como sabes :) nem sei como demorei tanto tempo para terminar. Estou desejosa de ler os seguintes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      O livro é mesmo tão bom! E posso dizer que já terminei o segundo e OMG quero ler já já os outros dois! =D (em breve escrevo opinião ;) )
      Beijinhos

      Eliminar