Título: Os Filhos dos Nazis
Autor: Tania Crasnianski
Editora: Guerra & Paz
Classificação: 4 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Este livro, tal como o o título refere, é focado na vida dos filhos de alguns nazis importantes.
Como é que estas crianças cresceram durante a guerra, em que os seus pais eram importantes? Como cresceram após a guerra terminar e os seus pais serem considerados criminosos? Mas será que a infância, muitas vezes protegidos e até amados pelos seus pais, fará com que estes filhos apoiem os actos dos seus pais? Será que os consideram culpados ou inocentes? Como lidaram com o peso do nome?
Um filho não escolhe os seus pais. Um filho não tem a culpa dos actos do seu progenitor. Mas como reagir sabendo as atrocidades cometidas pelo nosso progenitor.
Um livro de não-ficção sobre a vida dos filhos de Henrich Himmler, Hermann Göring, Rudolf Hess, Hans Frank, Martin Bormann, Rudolf Höss, Albert Speer e Josef Mengele.
A autora explora a vida familiar destes oito nazis, quer desde a sua infância e a vida dos seus pais, as suas entradas no Partido e as suas ligações a Hitler, a sua vida como chefes de família. Mas centra-se essencialmente sobre a visão dos seus filhos, quer como viam os seus pais durante as suas infâncias mas também o que aconteceu depois do fim da 2ª Guerra Mundial. Afinal de contas, o fim da guerra transformou-lhe completamente as suas vidas.
Algo que me surpreendeu, talvez por estarmos habituados a ver estes homens como monstros, foi o modo como encaravam a família, e pela forma como eram até carinhosos com os seus filhos. E como essa relação familiar influenciou e muito a forma como os filhos vêm os seus pais.
Um livro interessante, que nos dá uma outra perspectiva sobre estes homens, como também a visão dos seus filhos e se sentem ou não culpados pelos actos dos seus pais.
Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.
Olá, Tita,
ResponderEliminarFoi quase "leitura conjunta" ;D tal como dizes, também achei que dava uma perspectiva diferente sobre eles. Não estranhei alguns serem tão amados pelos filhos, sendo eles bons pais... Gostei muito de o ler, vale a pena.
beijinhos e que venham mais boas leituras!
Olá Su,
EliminarSe tivéssemos terminado não tínhamos tido tanta pontaria. Tenho que ir espreitar a tua opinião.
Mas sabes, foi isso que estranhei, serem bons pais e depois cometerem aquelas atrocidades.
Sim, é um livro que vale muito a pena.
Beijinhos
Olá Tita,
ResponderEliminarTenho muita curiosidade em ler esse livro. Só pelo tema já me chamou a atenção e se gostaste melhor ainda :)
Beijinhos e boas leituras
Olá Isa,
EliminarÉ um livro mesmo muito interessante e vale a pena ser lido.
Beijinhos
Ola Tita
ResponderEliminarNão conhecia, mas vou querer ler, gosto de ler sobre o tema e cada vez mais aprecio não-ficção.
Beijinhos e boas leituras
Olá Sara,
EliminarSe gostas do tema e de não-ficção, então tens que ler. Acho que vais achar uma leitura mesmo muito interessante.
Beijinhos