terça-feira, 22 de novembro de 2016

Um Conto de Inverno: Trisha Ashley

Um Conto de Inverno
Título: Um Conto de Inverno
Autor: Trisha Ashley
Editora: Quinta Essência
Classificação: 3,5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Foi só o ano passado que li o meu primeiro livro da autora mas aqueceu-me de tal forma o coração que fiquei convicta que tinha que ler mais livros de Trisha Ashley. E assim que vi que este livro ia ser editado em Portugal, fiquei logo cheia de vontade de o ler.
A nossa protagonista é Sophy Winter, uma mulher que teve que não teve uma vida fácil e que trabalhou em várias casas senhoriais, quer como empregada de limpeza, mas também responsável por as tornar atractivas ao público. E a sua situação é ainda mais complicada, quando é despedida pelo sobrinho da sua patroa. No entanto, parece que o seu "anjo da guarda" está a olhar por Sophy, pois recebe a notícia que herdou a mansão de família - Winter's End, que não vê desde os seus 8 anos. Mas as condições da casa não são as melhores e o seu primo afastado, Jack Lewis, tenta convence-la a vender a propriedade. Para complicar a situação, o seu jardineiro-chefe, Seth, não é das pessoas mais amigáveis.  
O Conto de Inverno é um romance, mas não daqueles demasiado lamechas. Não vos vou mentir, o par romântico é previsível (tal como também o era em Noite de Reis) mas não estragou em nada o prazer da leitura, pois a história é muito mais do que uma história de amor. É uma história da persistência de Sophy, que apesar de ser a melhor mulher a escolher homens, é uma lutadora, que passou por muito, logo desde a sua infância, e que teve que aprender logo desde cedo a contar apenas consigo.
Achei Sophy demasiado ingénua, ou pelo menos, demasiado simpática a avaliar o carácter de algumas das pessoas com quem se relaciona. No entanto, é esta doçura de Sophy, que dá também alguma piada à história. Mas mesmo assim, Sophy é uma lutadora e adorei as suas iniciativas e ideias para recuperar Winter's End.
Paralelamente, existe um segredo relacionado com uma antepassada, e que vamos conhecendo a sua história quer através de pequenos excertos do seu diário no início de cada capítulo, mas também pelo o que as personagens nos vão contando. E posso dizer que gostei muito da história de Alys e da sua presença. No entanto, fiquei com a sensação que a narrativa andou a um ritmo um pouco mais lento, para irmos absorvendo a história mas onde nos últimos capítulos, tudo se precipitou muito rapidamente. Se o final tivesse sido um pouco mais calmo, sem ser tão abrupto, teria apreciado mais a história.
É certo que não me prendeu tanto como o primeiro livro que li da autora mas mesmo assim é uma história fofinha, daquelas que nos aconchega nos dias mais frios.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.


4 comentários:

  1. Olá Tita
    Por vezes sabem bem este tipo de leituras, mais leves. Tenho alguma curiosidade com esta autor.
    Ainda bem que gostaste.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Sem dúvida =)
      E os da Trisha são tão bons para serem lidos nesta altura =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Que pena não teres gostado tanto como do primeiro que leste. Também só li A Noite de Reis da autora, que adorei, mas nunca mais voltei a pegar noutro, vamos ver se mudo isso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      A Noite de Reis são mesmo muito bom e acho que tinha muitas expectativas com este. Também gostei mas lá está, senti que não tinha tanto encanto como o outro.
      E também quero ler mais da autora =)
      Beijinhos

      Eliminar