quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O Miniaturista: Jessie Burton


O Miniaturista
Título: O Miniaturista
Autor: Jessie Burton
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Tinha tantas mas tantas expectativas mas, infelizmente, não foram correspondidas.

Nos finais do Séc. XVII, a jovem Nella Oortman, chega a Amesterdão, que se reunir com o seu marido, 20 anos mais velhos e um próspero mercador. No entanto, o seu marido, Johannes, é distante e a sua cunhada, Marin, também não é muito amistosa. A vida de Nella muda, quando Johannes lhe oferece uma réplica da casa, em miniatura. Nella decide contratar um miniaturista para encomendar algumas peças mas, estas, continuam a chegar mesmo sem serem encomendadas.
A premissa tinha tudo para me agradar. Uma jovem, numa nova cidade, no seio de uma família rica, com vários mistérios. Mas... a verdade, é que a construção não me agradou.
Com um ritmo muito, mas muito lento e descritivo, e que, para mim, tornou-se um problema pois não me consegui ligar nem às personagens, nem à história. Alguns dos mistérios também não me surpreenderam e estava um ambiente mais misterioso,  assim ao nível de Rebecca e de O Indesejado, algo que também não se veio a concretizar.
Mas nem tudo foi mau.
Gostei da parte histórica. Abordando questões religiosas, políticas e sociais, mostrando-nos como a sociedade holandesa era diferente das dos outros países.
Julgo que o principal problema com este livro foram mesmo as altas expectativas pois tinha visto/lido muitas opiniões positivas sobre o livro, além de que acho a capa absolutamente fabulosa. E só, quando estava prestes a começar a leitura, a Cláudia do canal A Mulher que Ama Livros, comentou comigo que não tinha gostado do livro.

6 comentários:

  1. Tenho este livro na estante há algum tempo.
    A Cláudia já tinha comentado que não tinha correspondido às espectativas e agora tu dizes o mesmo... Acho que não lhe vou pegar tão cedo :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela,
      Eu só tinha ouvido boas opiniões até falar no chat da maratona que lia ler este livro e foi quando a Cláudia comentou que não tinha gostado. E afinal de contas, também não correspondeu ao que esperava :/
      O melhor é esperares até surgir a vontade e baixares um pouco as expectativas.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Que pena que não gostaste como querias :/
    Nem sempre isso acontece. As próximas serão melhores.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Não achei o livro mau mas realmente não gostei como estava à espera. Mas pronto, às vezes acontece.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Apesar de também ter ouvido bastantes opiniões positivas acerca deste livro, não sei bem porquê, nunca me "puxou" muito para o ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Eu tinha mesmo muitas expectativas que acabam por me prejudicar.
      Se o livro não te "puxava", também não to vou recomendar eheheh
      Beijinhos

      Eliminar