quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

É isto um homem?: Primo Levi

É isto um homem?
Título: É isto um homem?
Autor: Primo Levi
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este era daqueles livros sobre o Holocausto que tinha mais curiosidade em ler. No entanto, não posso dizer que correspondeu totalmente às minhas expectativas. É interessante sim, mas não me emocionou como eu esperava.
Num relato pessoal, Primo Levi conta-nos o que lhe aconteceu a caminho de Auschwitz e a sua vida no campo. Mas senti um certo desprendimento, e talvez frieza no relato.
É certo que é um relato real de um período bem dramático e em condições degradantes mas, não me conseguiu emocionar. Não sei se foi por o ter lido logo após a um livro que mexeu comigo (Os Bebês de Auschwitz) mas, apesar de ser um livro interessante, como praticamente todos os livros sobre o Holocausto, não me arrebatou como esperava, principalmente pelo tom do relato. Com um relato mais distante e frio, que quase parece um documentário e não uma história pessoal.
Foi um livro que, apesar de não me ter tocado, gostei e acho importante ser lido.


Livro lido para os projectos #LeiturasdoholocaustoII e #Hol72

6 comentários:

  1. Olá Tita,

    Foi precisamente o que achei. Estava com grandes expectativas em relação a este livro, até porque toda a gente (ou quase) dizia maravilhas deles e eu não achei nada de especial, não me arrebatou como tantos que li sobre a temática.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MMM,
      Já tinha diminuído um pouco as minhas expectativas por causa da tua opinião e da Dora.
      É um bom livro mas senti que lhe faltava emoção e não conseguiu mexer comigo como eu esperaria num livro sobre o holocausto escrito por um sobrevivente.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Já não és a primeira pessoa que diz que o livro não "toca", mas é um livro que quero muito ler na mesma.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Efectivamente senti que lhe faltava emoção, mas mesmo assim é um livro que acho que deve ser lido. Acho que fazes bem em lê-lo!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Li este livro o ano passado para este mesmo projecto e gostei imenso. Mais um livro duro.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      É um relato duro, sim, mas senti falta de sentimento. Mesmo assim, acho que é um livro que todas as pessoas devem ler.
      Beijinhos

      Eliminar