sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Nos Braços do Vagabundo: Letícia Brito


Nos Braços do Vagabundo
Título: Nos Braços do Vagabundo
Autor: Letícia Brito
Editora: Chiado Editora
Classificação: 3,5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Fui contactada pela autora, Letícia Brito, pela página de facebook do blogue, que questionou a minha disponibilidade para ler o seu livro, e muito gentilmente cedeu-me o pdf para eu poder ler e opinar sobre ele.

Esta é a história de Sofia, uma jovem jornalista, de 23 anos, que o termino do namoro com Francisco cai numa depressão. Ao longo do livro, vamos conhecendo os vários fantasmas desta jovem.
Sofia tinha-se ligado demasiado a Francisco, talvez pela perda precoce do seu pai e, com o fim da relação, sente que a sua vida não faz sentido.
Gostei bastante do tema do livro, a depressão causada pela perda de um grande amor. A angustia. O medo. O negro com que se vê a vida. Como as coisas não fazem sentido. É um tema bem interessante e que merece mais destaque na nossa sociedade. E, pessoalmente, é um tema que me diz bastante pois conheço alguém que teve uma depressão/esgotamento por causa de um divórcio bem complicado.
Com uma escrita bastante introspectiva e emocional, com poucos diálogos, que aliada a uma história mais intensa, conseguimos sentir o desespero que se apodera de Sofia.
Não fiquei particularmente convencida com o final escolhido, mais por uma questão de gosto pessoal do que por outra coisa, mas compreendo a opção da Letícia e gostei da explicação que deu na nota final.
Gostaria também que a autora tivesse explorado um pouco mais do bullying que Sofia sofreu, como também a perda do seu pai, isto é, gostaria de ter um pouco mais de cenas do passado a retratarem melhor estas fases.
Foram estes aspectos, relacionados com o final, que me fizeram não atribuir as 4 estrelas, mas sinto que é melhor do que apenas um 3.

Foi uma leitura bastante interessante, sobre um tema muito importante e actual, mas que acaba ainda por ser "escondido" na sociedade. Um livro que merece que lhe dêem uma oportunidade.


Nota: Este pdf deste livro foi-me disponibilizado pela autora, em troca de uma opinião honesta.

4 comentários:

  1. Olá Tita
    O tema é realmente muito interessante, e pouco falado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Tita,
    Gosto do tema que aborda. Mas a capa afasta-me um pouco. Mas se tu dizes que é interessante é porque é :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Percebo-te perfeitamente com a capa pois dá ideia que é muito romântico.
      Não vou mentir. Tem romance, e o final, para mim, é um pouco rosa demais, mas tem partes interessantes. Se tiveres oportunidade, dá-lhe uma hipótese ;)
      Beijinhos

      Eliminar