quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O Herói das Eras: Brandon Sanderson


O Herói das Eras - Parte I (Mistborn #3, 1/2)
Título: O Herói das Eras - Parte I
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5 Estrelas

Ficha da Saída de Emergência aqui

Um ano após os acontecimentos finais d'O Poço da Ascensão percebemos que o poder libertado por Vin está a provocar danos e a causar a destruição do mundo e vamos acompanhando as tentativas de Vin e Elend de tentarem derrotar Ruína.
Uma vez mais, Brandon Sanderson deixa-nos agarrados à história, desta vez passada longe de Luthadel e conhecendo outras personagens e aprofundando o nosso conhecimentos sobre outras já nossas conhecidas.
Foi interessante saber mais sobre os kandra, os colossos e os inquisidores do aço. As várias formas de obtenção de poder e como se conjugam. Os debates sobre religião e fé, ou falta dela, através de Sazed, dão ainda mais profundidade e interesse aos livros.
Muito interessante é também a forma como o autor foi abordando o tema de religião e da fé, mas que me cativou bastante.
Os personagens continuam a ser um dos pontos fortes de Mistborn. Personagens com medos, inseguranças mas que vão crescendo e mostrando o seu valor. Elend, Susto, Sazed e TenSoon são algumas das boas surpresas.
O enredo é fabuloso, com os nossos personagens a tentarem combater o que parece mais poderoso que eles e com tantos perigos. Qual será o desfecho?

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.



O Herói das Eras - Parte II (Mistborn #3, 2/2)
Título: O Herói das Eras - Parte II
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5 Estrelas


Ficha da Saída de Emergência aqui


Depois do fim da primeira parte tive logo que pegar na continuação, tal é o poder de Mistborn.
E o que dizer?
OMG!!!
Ainda nem acredito!
Fabuloso!

Um livro onde todas as peças encaixam e onde temos acessos às respostas que tanto procurávamos.
O derradeiro desfecho. Um final absolutamente surpreendente e que me apanhou totalmente desprevenida.
Um final com um sabor agridoce, pois se por um lado me deixou triste e chocada, por outro é um final que permite esperança e o sentimento de que agora as personagens podem refazer as suas vidas.

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.


Faltam-me palavras para descrever todo o turbilhão de emoções que senti ao ler os livros Mistborn/Nascida nas Brumas.
Brandon Sanderson é genial na forma como construiu o mundo e esta sociedade; na originalidade do sistema de magia/poder; no próprio enredo, sempre muito interessante e cativante; e nas próprias personagens, que são tão "humanas", com as suas dúvidas, mas que se vão ganhando destaque e afirmando o seu papel.
A escrita é bastante simples e vem provar que não é necessário tem uma escrita demasiado trabalhada, para se ser um excelente escritor e criar uma história fabulosa.
Há tanto tempo que uma série de fantasia não me prendia tanto, que não me fazia temer pelos seus personagens. Adorei completamente e, apesar de só ter lido agora, fico contente por ter tido a possibilidade de ler os livros com pouco tempo de intervalo.
Apesar de ter demorado um pouquinho a entrar na história de Império Final, depressa me senti "dependente" das personagens e estava sempre na expectativa do que iria acontecer. Sendo que foram livros que li compulsivamente. Talvez a designação mais correcta seja... devorar! São livros que vou querer reler, mais calmamente.


Já estão convencidos a dar uma oportunidade a Mistborn/Nascida nas Brumas?

Eu sei que a opinião destes dois últimos livros é muito "pobre", mas torna-se bem complicado expor todos os sentimentos sem entrar em demasiados detalhes e spoilers.
Por isso, e como foi uma trilogia que adorei completamente, resolvi fazer um vídeo a falar sobre Mistborn/Nascida nas Brumas, para vos tentar incentivar a ler estes livros absolutamente fabulosos. Podem ver o vídeo aqui .

Todos os que gostam de fantasia/fantástico, leiam Mistborn/Nascida nas Brumas porque vale muito mas muito a pena. São livros fabulosos e acreditem, não se irão arrepender.
Super recomendo!

2 comentários:

  1. Viva,

    Como te compreendo sem duvida que foi das melhores leituras do ano passado e em especial adorei a forma como o escritor finaliza a trilogia, impecável ;)


    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      É mesmo uma trilogia fabulosa! O final é deveras surpreendente, fiquei quase em choque. Muito bom, mesmo! =)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar