quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Os Anagramas de Varsóvia: Richard Zimler


Os Anagramas de Varsóvia
Título: Os Anagramas de Varsóvia
Autor: Richard Zimler
Editora: Porto Editora
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Em 1940, os nazis colocaram os judeus num gueto em Varsóvia. Erik Cohen, um velho psiquiatra judeu, muda-se para o apartamento da sua sobrinha e do seu sobrinho-neto de nove anos, Adam. Um dia, Adam desaparece e o seu corpo, mutilado, só aparece na manhã seguinte, no arame farpado do muro do gueto. Erik decide tentar descobrir o culpado e eis que fica a saber que já tinha sido encontrado, um outro corpo, também mutilado, e juntamente com o seus amigo Izzy, vão investigando o mistério. Terão sido os nazis, ou algum judeu?
Esta história é mais do que uma história sobre a 2ª Guerra Mundial e o holocausto. Temos não só, algumas informações sobre a vida no gueto de Varsóvia e no campo de concentração, mas também uma história de mistério e suspense.
A escrita de Richard Zimler é bem vivida, com descrições que nos permitem visualizar o próprio gueto, as suas condições e sentir as emoções das nossas personagens.
Gostei bastante da história, quer da parte histórica, mas principalmente pela parte mais policial e de mistério. As descrições tornam-se cruas e até duras, que nos transmite a dureza da vida diária no gueto.
A única coisa que não funcionou muito bem comigo, foram as notas de rodapé. São interessantes sim, mas serviram-me para me baralhar um pouco e não importantes para o enredo principal.

Um policial histórico que nos mantêm agarrados até ao fim.


Livro lido para os projectos #LeiturasdoholocaustoII e #Hol72

4 comentários:

  1. Olá Tita,
    Era mesmo para ler este liro para o projecto, mas já não deu e não vai dar. Pelo menos por agora. Mas quero ler. Pelo tema e pelo autor, pois nunca li nada dele. Shame on me!!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Deixa lá, que este foi apenas o segundo livro que li do autor. Pode ser que na próxima edição, seja um dos livros que leias ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Tenho imensa curiosidade com este autor, ainda bem que gostaste :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar