terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Livrolândia - A Terra dos Livros: Rui Carreto


Livrolândia  - A Terra dos Livros
Título: Livrolândia - A Terra dos Livro
Autor: Rui Carreto
Editora: Coisas de Ler
Classificação: 3  Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este livro foi-me gentilmente enviado pelo autor, Rui Carreto, e li-o numa leitura conjunta com a Isa do Jardim de Mil Histórias, a Dora do Books and Movies e a Elisa d'A Miúda Geek.

Num mundo em que à meia-noite os livros ganham vida e todos os locais com livros, bibliotecas, livrarias, alfarrabistas e feiras do livro transformam-se em cidades mas cidades livrólicas (Livrópolis). Mas, os livros precisam de ser lidos para terem saúde e as leituras têm vindo a diminuir e a pôr em risco a vida dos livros. Numa dessas cidades, um grupo de quatro amigos decide partir para um local melhor e acabam por querer partir em busca de Livrolândia, um local que se supõe ser um mito.

Achei a ideia engraçada e interessante, onde os livros ganham vida, andam, comunicam entre si, alimentam-se e bebem. É uma história que se insere mais no género fantástico e com uma narrativa não tão adulta. No entanto, e apesar de achar a história simples e indicada para um público mais jovem, a verdade é que achei que a escrita não se adaptava tanto pois achei-a algo trabalhada.
Gostei também da ideia de ser necessário serem lidos para sobreviverem e que até me deixou com um pouco de "culpa" por ter livros na estante à espera de serem lidos ou que já foram lidos há tantos anos.
Quanto ao enredo, senti que houve um pouco a repetição de algumas ideias, o que num livro tão curto acaba por se tornar cansativo.
Tal como referi, achei a ideia principal muito interessante, tal como a mensagem principal, no entanto achei que a história e a escrita não eram adequadas. Para mim, a história foi demasiado simples para um público mais adulto e uma escrita demasiado trabalhada para um público jovem e não me cativou como gostaria.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pelo autor, em troca de uma opinião honesta.

8 comentários:

  1. Grato pelo comentário ao meu trabalho. Votos de felicidades e de muitas e boas leituras. Rui Carreto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rui, pela possibilidade de ler o seu livro!

      Eliminar
    2. De nada Tita, foi um prazer poder partilhá-lo. Quero só dizer que a obra foi escrita nessa linguagem nem tanto infantil nem tanto adulta exactamente porque vai evoluir para uma trilogia e este primeiro volume capta para este género de imaginário que comecei a construir de raiz leitores também mais jovens, para no próximo volume, que vai ser lançado este ano (um policial com duas histórias que se cruzam, uma durante o dia e outra depois da meia-noite), a história tonar-se-á para um público cada vez mais adulto. Daí este primeiro volume, a Livrolândia ter uma escrita para uma faixa etária indiferenciada.Foi só um aparte. Tudo de bom e boas leituras Tita. Um Abraço

      Eliminar
    3. Não sabia que ia ser um trilogia.
      Obrigada, Rui, pela explicação. Sendo assim, faz mais sentido esse tipo de escrita para tentar atingir um público para adulto.
      Vou estar atenta ao novo livro, pois sendo um policial parece-me que será ainda melhor.
      Obrigada, Rui =)

      Eliminar
    4. Obrigado Tita. Sim, foi bom ter explicado. É uma trilogia em que o primeiro é mais fantástico e uma história completa em si mesma, o segundo é bastante maior e tem duas histórias que se interpenetram cujo desenlace se dá no último da trilogia. A trilogia intitula-se: a saga dos livros e dos seres orgânicos de papel; e há medida que avança a leitura vai-se tornando cada vez mais para um público adulto. Abraço

      Eliminar
    5. Agradeço a sua explicação, Rui, foi mesmo muito útil.
      Votos de muito sucesso e uma vez mais, muito obrigada pela oportunidade.

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Susbcrevo totalmente.
    Gostei do livro, mas como sabes não leio muitos livros deste género.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Por acaso, e apesar de termos gostos diferentes do que toca a fantasia, todas tivemos a mesma opinião =)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar