quinta-feira, 6 de abril de 2017

O Espião Inglês: Daniel Silva

O Espião Inglês (Gabriel Allon, #15)

Título: O Espião Inglês
Autor: Daniel Silva
Editora: HarperCollins
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Fiquei logo curiosa com o primeiro capítulo, onde temos uma personagem bem letal e a morte de uma ex-princesa britânica. Temos também Gabriel Allon prestes a tornar-se (finalmente) Chefe do Departamento e, juntamente com a sua esposa Chiara, pai de gémeos.
No decorrer da investigação da morte da ex-princesa (vagamente inspirada na princesa Diana), o MI6 percebe que o assassino foi, nada mais, nada menos, que um assassino ligado ao IRA - Eamon Quinn. Mais uma vez, Allon vê-se "forçado" a uma nova missão, com um antigo conhecido, Christopher Keller.
Apesar de este ser já o 15º livro da saga Allon, Daniel Silva conseguiu, uma vez mais, criar uma história que me deixou colada às páginas e com um ritmo quase frenético. Encontrar Allon e outros personagens conhecidos dos livros anteriores, como Keller e Lavon, é sempre um prazer e quase como rever antigos amigos.
O autor continua a aposta na mesma fórmula, sempre missões muito arriscadas, em vários locais do globo, com um ritmo acelerado de acção, muitos perigos e informações importantes para a trama. Neste livro, os leitores portugueses têm ainda uma pequena surpresa, Allon e os seus amigos, têm uma breve estada em Lisboa.
Um ponto que me agradou bastante foi o autor ter incluindo quer uma vingança dos russos mas também as questões do IRA. E é nestas questões do IRA, que o livro se torna ainda mais rico, com muitas descrições de acontecimentos e atentados relacionados com o IRA, como também assuntos mais políticos, o que poderá tornar a leitura um pouco mais chata para alguns leitores mas, comigo, funcionou plenamente.
Gostei também bastante de ver Keller a conduzir a missão e a adaptar-se à sua nova vida. E como, tanto Keller como Allon, têm motivos pessoais para se vingarem de Quinn, o que tornou, para mim, a história ainda mais emocionante.

Para quem gosta de livros sobre espionagem, os livros da saga Allon são, na minha opinião, uma escolha segura e bastante credível, que nos mostra quer a vida de um espião no terreno mas também a sua vida pessoal.

Chegada ao final do livro, fiquei cheia de curiosidade de querer saber mais de Allon como pai mas também como Chefe do Departamento (será que é desta?, não sei porquê, mas tenho as minhas dúvidas), e tenho já o livro A Viúva Negra na minha wishlist.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

6 comentários:

  1. Olá Tita,
    Pelo que me já deu a perceber gostas muito deste escritor, tenho de ler algo dele.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Sim, gosto mesmo muito =)
      Se gostares de livros de espionagem, então acho que também vais gostar da série Allon.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Tenho muita curiosidade com o autor, e é um género que gosto ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Se gostas do género então arrisca ;) Eu sou super fã da saga Allon!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Viva,

    Não há como negá-lo tenho mesmo que experimentar :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Se gostas de espiões então tens mesmo que experimentar Daniel Silva ;)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar