segunda-feira, 3 de abril de 2017

O Prestígio: Christopher Priest

O Prestígio
Título: O Prestígio
Autor: Christopher Priest
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro aqui


Já há algum que tinha curiosidade neste livro pois truques de ilusionismo deixam-me sempre fascinada.

Este livro é a história de dois ilusionistas rivais do final do século XIX que disputam a ribalta de um truque especifico que ambos desenvolvem de forma diferente e que acaba também por influenciar a vida dos seus descendentes.
Como personagens principais temos os mágicos rivais, do final do século XIX, Robert Angier e Alfred Borden, e que vivem obcecados em criar o melhor truque de ilusão, levando a competição e a rivalidade ao limite. Conhecemos ainda a bisneta de Angier e o bisneto de Borden, que terão também um segredo para desvendar.
Adorei a estrutura do livro, dividido por várias partes, cada uma de um narrador diferente. Fiquei completamente rendida nas partes dos mágicos Borden e Angier, escrito como se fosse o diário de cada um, e onde vamos acompanhando os seus percursos, obsessões e ambições.
É maravilhosa a forma como Christopher Priest nos vai desvendando a história, sempre envolta em mistério, quase como se o próprio enredo fosse um número de ilusionismo e onde a nossa racionalidade é posta à prova.
Um livro cheio de mistérios, obsessões, rivalidades, vingança que nos deixam completamente agarrados às páginas na ânsia de desvendar todos os segredos e onde nem tudo é o que parece.
Um livro que recomendo a todos os amantes de magia, leitores de ficção-científica, de suspense e também de romances históricos. Espero que esta nova edição do livro tenha finalmente o sucesso e destaque que merece pois é um livro de muita qualidade e com uma história e escrita fabulosas.
Julgo que mesmo quem não seja apreciador do género fantástico, poderá gostar deste livro pois é uma história bem desenvolvida e com um final completamente surpreendente.


Este livro foi também adaptado ao cinema em 2006, com o título de O Terceiro Passo (ficha do IMDb aqui) por Christopher Priest, e contou com as participações de Hugh Jackman como Robert Angier e Christian Bale como Alfred Borden; e ainda Michael Caine, Scarlett Johansson, David Bowie, Rebecca Hall e Andy Serkis.
Apesar de me recordar apenas vagamente da história do filme, a verdade é que este é muito diferente do livro, e em nada prejudicou a minha experiência de leitura. Estive apenas foi sempre a visualizar Hugh Jackman como Robert Angier e Christian Bale como Alfred Borden, o que é até bastante agradável ;)


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

6 comentários:

  1. Olá, Tita,

    Adorei a opinião :D nota-se o quanto o livro te agarrou. Também o tenho na minha wishlist, até porque adoro o filme. E se o livro é ainda melhor... xD

    beijinhos e que venham mais boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Oh pah, gostei tanto mas tanto do livro que foi difícil escrever sobre ele mas fico contente por se notar que foi um livro que me agarrou =)
      E olha, amanhã haverá uma surpresa ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Viva,

    Mais um livro da Coleção BANG! que tenho por ler, o teu comentário relembrou-me que tenho mais este livro por ler ehehehe

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Tu tens o livro na estante à espera?? Então dá-lhe uma oportunidade porque, conhecendo os teus gostos, acho que é um livro que vais gostar ;)
      Bjs

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Parece bem interessante, também gosto muito do tema ilusionismo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Eu adorei o livro e se também gostas de ilusionismo então acho que também vais adorar!
      Beijinhos

      Eliminar