terça-feira, 23 de maio de 2017

Imperatriz da Rússia: Eva Stachniak

Livro lido para o projecto #Historiquices de Abril, dedicado a Catarina, a Grande

Imperatriz da Rússia (Catherine, #2)
Título: Imperatriz da Rússia (Catherine #2)
Autor: Eva Stachniak
Editora: Casa das Letras
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este é a continuação da duologia dedicada a Catarina, a Grande, iniciada com O Palácio de Inverno, o qual tinha gostado bastante.
Apesar de ter demorado mais de um ano para ler a continuação, tinha muitas expectativas mas que, infelizmente, não foram superadas.
Neste livro a narração é feita na primeira pessoa, pela própria Catarina, que nas suas últimas 36 horas de vida, vai recordando a sua vida. Dividida em quarto partes, ao longo destas horas, a consciência de Catarina vai alternado entre o presente e as suas recordações. Mas, uma ideia que teria potencial para me agradar, acabou, na verdade, por me aborrecer.
Talvez a "culpa" seja minha e das expectativas, pois julguei que neste livro iria acompanhar o reinado de Catarina, após se tornar Imperatriz. E eis, que logo na primeira parte, a autora quase que faz um resumo alargado dos acontecimentos do livro anterior.
A própria estrutura, onde temos apenas a divisão pelas quatro partes e não capítulos, não me agradou. Pois acabam por ser partes, especialmente a terceira, muito longas.
Também o tom da narração não me prendeu, e senti-me quase sempre perdida na linha de acontecimentos e baralhada com a quantidade de personagens que vamos conhecendo. Além disso, notei que a autora se preocupou mais em mostrar a vida afectiva de Catarina e os seus relacionamentos sexuais, do que propriamente as suas decisões políticas. É certo, que Catarina é muito conhecida por ter inúmeros amantes mas, também, foi uma figura muito importante para a Para mim, o único aspecto que "safou" o livro, e me fez dar duas estrelas e não uma, foi o posfácio, onde a autora nos relata, de forma breve, o que se passou após a morte de Catarina.
Um livro muito aborrecido!

4 comentários:

  1. Olá, Tita,

    Bem, eu tenho por aqui ainda o primeiro por ler... Mas já fico avisada sobre o segundo...

    beijinhos e que venham melhores leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Até gostei bastante do primeiro livro, apesar de achar o enredo algo lento. Mas este, foi realmente, uma seca -.-
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Viva,

    Bolas que pena, mas pronto seguir em frente ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Realmente este livro não foi grande leitura mas, claro, temos sempre que pensar que a próxima será melhor ;)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar