Título: Um Mundo à Parte
Autor: Jodi Picoult
Classificação: 4 Estrelas
(lido em ebook na versão pt-br)
Ficha do Goodreads aqui
Jacob Hunt é um jovem de 18 anos com síndrome de Asperger. Apesar de inteligente, Jacob tem dificuldade em se relacionar com os outros, é muito literal, vive à base de regras e das suas rotinas e adora a análise forense.
Quando Jess, que tem vindo a trabalhar com Jacob, aparece morta, este é considerado como culpado.
A história é narrada por cinco protagonistas diferentes: Jacob, a sua Emma, o seu irmão mais novo Theo, o detective Rich e o seu advogado Oliver. Cada uma destas cinco personagens nos vai dar o seu ponto de vista e vamos conhecendo melhor Jacob e a sua síndrome.
Nota-se que Jodi Picoult fez um excelente trabalho de pesquisa pois ficamos a conhecer como é viver com Asperger mas também como é que afecta a vida de quem os rodeia.
Apesar de interessante senti que o livro se alongou demais. E apesar de longo demais, senti o final algo satisfatório e abrupto. Sem entrar em spoilers, para mim, faria mais sentido a revelação ser no tribunal e não em casa, bastava um ou duas perguntas. Percebo a intenção da autora, ligando a atitude de Jacob com as regras mas era algo que eu já estava à espera.
De qualquer modo, acho um livro bem construído, que nos dá uma boa visão de como é lidar com alguém que tenha Asperger e da própria visão de alguém que vive com esta síndrome.
Ainda só li o Frágil dela, que fala de uma menina com osteogénese imperfeita. Gostei muito, mas parece que os livros dela rodam sempre à volta destes temas :)
ResponderEliminarBeijinhos*
Olá, Daniela,
EliminarEu já li uns quantos da autora e são sempre com temas fortes e bem interessantes.
São boas leituras e vou querer ler mais da Jodi Picoult.
Beijinhos
Olá,
ResponderEliminarNunca li nada desta escritora embora já tenha tido oportunidade, mas um dia vou ter mesmo que experimentar, um romance volta e meia sabe sempre bem :)
Bjs e boas leituras
Olá, Fiacha,
EliminarTenho gostado muito dos livros de Jodi Picoult. Mas não te deixes enganar pelas capas pois não são livros "leves". A autora aborda sempre temas fortes. Um dos meus preferidos é o Dezanove Minutos que aborda bulliyng e massacres em escolas.
Bjs e boas leituras
Olá Tita
ResponderEliminarLi no ano passado e adorei. Sim, também achei o final abrupto, mas nunca adivinhei o que se tinha passado.
Beijinhos e boas leituras
Olá Sara,
EliminarInteressante ver como cada um de nós consegue ter perspectivas diferentes do mesmo livro ;)
E apesar de ter desconfiado o que se passou, foi uma boa leitura!
Beijinhos e boas leituras