sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert: Joël Dicker


A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
Título: A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
Autor: Joël Dicker
Editora: Alfaguara
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui


Este foi daqueles livros que, quando foi editado em Portugal, teve muita divulgação e que me deixou muito curiosa. Felizmente, há uns meses, consegui comprá-lo, numa associação, muito baratinho (melhor ainda, acabou por ser oferta do meu tio).

A acção do livro decorre, essencialmente, em dois tempos, no Verão de 1975 e em 2008.
Marcus Goldman é um jovem escritor que após escrever o seu primeiro livro, que foi um sucesso, sente que não é capaz de escrever e acaba por visitar Harry Quebert, seu amigo e ex-professor e mentor, a Aurora e descobre que, quando Harry tinha 34 anos teve um romance com uma jovem de 15 anos e que desapareceu misteriosamente.
Alguns meses depois, já em Nova Iorque, Marcus recebe um telefonema de Harry que o informa que descobriram o cadáver de Nola, enterrado na sua propriedade. Marcus decide partir para Aurora e investigar para provar a inocência de Harry, acabando por escrever um livro sobre o caso.

Fiquei logo muito interessada na história, com um amor proibido, um mistério por descobrir e por irmos acompanhando, um pouco, o processo de escrita de um escritor. A própria estrutura do livro, com os vários saltos temporais mas que são devidamente identificados, tornam a história mais misteriosa. No entanto, houve alguma repetição de acontecimentos que, quanto a mim, poderiam ter sido evitados.
A escrita é bastante simples e acessível o que tornam a leitura das mais de 600 páginas, muito fluída e rápida. Bem como, a nossa ânsia de descobrir quem matou Nola, levamos a querer "devorar" o livro.
Um aspecto que me agrada num thriller é ser surpreendida, e foi algo que o autor consegui mas... e sim, há um mas, acho que Joël Dicker "abusou" um pouco das voltas e reviravoltas na trama. Pois, começamos a desconfiar que, aquilo que é verdade na página actual, já não será numa página mais à frente.
De qualquer modo, e num livro tão extenso, o autor conseguiu explicar as coisas e não deixou assuntos pendentes.

Foi um livro que li bastante rápido e que me manteve sempre agarrada para saber quem matou Nola mas pecou pela repetição de acontecimentos, como também pela quantidade de voltas e reviravoltas.

6 comentários:

  1. Aha! Voltaste às leituras! =)
    Também não gosto de exageros nas reviravoltas dos livros. Quando estão sempre a virar a história, até ao limite de perder sentido...ser surpreendido é bom mas não em exagero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui que ninguém nos ouve =P
      Nops, ainda não voltei às leituras, li-o antes de ter parado de ler mas tinha publicações em atraso ;)
      É isso mesmo. Também gosto de ser surpreendida mas neste livro achei que o autor abusou um bocadinho nas reviravoltas.

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Tal como tu também fiquei curiosa com este livro quando saiu por cá.
    Fico contente que tenhas gostado, mas também fico um pouco cansada quando há tantas reviravoltas.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Apesar de não ter adorado, como estava à espera, gostei bastante da história mas realmente achei que o autor abusou um bocadinho com tantas reviravoltas. Mas, se puderes, dá-lhe uma oportunidade.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Fiquei curiosa com este livro. Falam tão bem do autor e dos livros. Tenho mesmo que ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Sim, acho que vale a pena experimentares. Quando quiseres, já sabes ;)
      beijinhos e boas leituras

      Eliminar