terça-feira, 12 de setembro de 2017

O Contágio: Megan Abbott


O Contágio
Título: O Contágio
Autor: Megan Abbott
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 3 Estrelas

Ficha da Saída de Emergência aqui
Ficha do Goodreads aqui


Este foi um livro que me chegou de surpresa e do qual não sabia nada. Depois de ler a sinopse, achei que o poderia enquadrar no projecto #septemberthrills

A família Nash, composta pelo pai Tom e os seus dois filhos, Eli e Deenie, mora numa pequena e pacata cidade. Mas, a estabilidade é posta em causa quando Lisa, uma das melhores amigas de Deenie tem uma convulsão na escola. E, aos poucos, mais raparigas são afectadas.

Este livro conseguiu manter agarrada à sua leitura, no período em que já tinha abandonado um livro que não me estava a agarrar. Mas, não foi um livro que me convencesse totalmente e achei que tinha partes repetitivas.

Gostei do estilo de narração, na terceira pessoa, e através dos três elementos da família Nash, pois permite-nos ter mais acesso aos seus pensamentos. No entanto, a forma repentina como mudávamos de narrador, deixou-me baralhada algumas vezes.
Também me agradou bastante a evolução do "contágio", através das várias raparigas e onde vamos tendo acesso às várias possíveis teorias. Terá sido o lago? Terá sido a vacina contra o HPV?
Achei também interessante, a autora ter introduzido o tema do pânico e da histeria dos pais, que tentam proteger os filhos, tentando apontar culpados.

Uma das personagens mais interessantes foi Tom. Um pai divorciado, que quer o bem-estar dos seus filhos mas que tem alguns pensamentos "menos impróprios" com uma das amigas da sua filha (o que me fez recordar a personagem de Kevin Spacey no filme Beleza Americana).

Um aspecto que não me agradou muito, foi o clima de tensão sexual da história. Não, não temos cenas de sexo na história mas é um tema que está quase sempre presente "no ar". Julgo que talvez seja por ser uma história com adolescentes.

Mas, o final desiludiu-me e não me convenceu o "contágio" das outras raparigas. Talvez por estar à espera de algo mais "WOW" e senti que a autora andou a criar elementos misteriosos e mais sombrios, apenas "para encher" a história.

A escrita é bastante acessível e temos uma história que se lê bastante rápido no entanto, não foi o suficiente para me convencer a atribuir uma classificação mais alta. Foi apenas uma leitura OK, lê-se.



Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.


4 comentários:

  1. Olá Tita,
    Pena que não te entusiasmou assim tanto. Venham melhores leituras :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Não foi mau mas realmente esperava mais.
      Outras leituras virão ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Gosto de histórias em que haja algum tipo de "contágio" lá está. Este até parece interessante, pena que não te tenha satisfeito em alguns aspetos.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Gostei da ideia do "contágio" e fui tentando ter teorias mas, realmente, o final não me satisfez.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar