Título: O Livro Negro
Autor: Hilary Mantel
Editora: Civilização
Classificação: 3 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Depois de ter adiado a leitura de Wolf Hall (podem ler a minha opinião aqui) por várias vezes, eis que não demorei tanto a pegar na continuação.
Em O Livro Negro, Voltamos à corte de Henrique VIII que, como sabemos, já se encontra casado com Anne Boleyn e já com a sua filha Elizabeth, onde Thomas Cromwell é Primeiro-ministro.
Confesso que tinha um certo receio de pegar neste livro pois achei a escrita de Wolf Hall difícil mas, a verdade, é que achei este um pouco mais fluído, ou então, inconscientemente ia já preparada. A narrativa continua a ser na terceira pessoa mas reparei que a autora já não usa tanta vez o "ele" para se referir a Cromwell, ao contrário do que aconteceu em Wolf Hall.
Nota-se, novamente, que Hilary Mantel fez um excelente trabalho de pesquisa e conseguiu caracterizar a época Tudor com tantos jogos de interesses, intrigas, alianças.
No entanto, não me senti ligada à história e às personagens como, por exemplo acontece nos livros da Philippa Gregory sobre o período Tudor. Sabem aquela sensação de nos sentimos apenas um espectador e não de "vivermos a história"? Foi um pouco isso que aconteceu.
Um outro aspecto que achei que "cansou" (e também aconteceu o mesmo em Wolf Hall) foi o tamanho dos capítulos. São enormes. E sou daquelas pessoas que gosta de capítulos curtos pois tenho sempre a sensação que se avança mais rápido, como também possibilita a interrupção da leitura.
Olá, Tita,
ResponderEliminarTenho muita curiosidade quanto a Hillary Mantel. Ainda não lá cheguei, nem comprei sequer... Tenho pena de teres achado uma leitura "cansativa"!
https://barbarareviewsbooks.blogspot.fr/
Olá, Bárbara,
EliminarEspero que, quando leres algo da autora, faças uma leitura bem mais agradável do que eu.
Olá Tita
ResponderEliminarAinda não li nada sobre os Tudor, mas tenho muita curiosidade com os livros da Philippa Gregory. Estes não conhecia, mas não sei se fiquei com muita vontade para ler.
Também prefiro capítulos mais curtos.
Beijinhos e boas leituras
Olá Sara,
EliminarRecomendo-te mesmo os livros da Philippa Gregory da série Tudor. Gosto muito da escrita da autora e não os acho maçudos como estes, apesar de os capítulos também serem um pouco longos.
Beijinhos e boas leituras
Olá Tita,
ResponderEliminarBem...esse livro é enorme! E ainda por cima não foi assim nada de especial. Este livro não parece ser para mim!
Beijinhos e boas leituras
Olá Isa,
EliminarO primeiro, Wolf Hall, ainda é maior =P
Não é livro que te recomende. Se quiseres ler algo sobre os Tudor experimenta Philippa Gregory, tem uma escrita mais fluída ;)
Beijinhos e boas leituras