sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Cartas a um Jovem Escritor: Colum McCann


Cartas a um Jovem Escritor

Título: Cartas a um Jovem Escritor
Autor: Colum McCann
Editora: Clube do Autor
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Um sonho comum a muitos leitores é escreverem um livro mas, curiosamente, nunca senti essa vontade, apesar de, já por algumas vezes, me terem perguntado se não queria escrever um livro, já que lia tanto. Talvez me falte auto-confiança, mas acho sempre que não tenho criatividade, nem talento para escrever uma história. Até escrever uma opinião, acho algo difícil e fico com a sensação que não consigo descrever tudo o que senti, quanto mais, escrever um livro. Não, prefiro mesmo perder-me nas histórias criadas por quem tem essa capacidade.

O livro tem capítulos muito curtos, onde em cada um deles, o autor vai dando as suas dicas a aspirantes a escritores. Algo que me agradou muito foi, termos no início de cada capítulo, uma citação de um escritor conhecido, relacionado com esse capítulo.
Além das suas dicas e conselhos, o autor dá-nos a conhecer pequenos pormenores da sua carreira, de forma a complementar as suas informações.
O livro está escrito de um modo mais informal e directamente para o leitor, não o tornando chato como acontece em alguns livros de não-ficção.
Gostei também das várias referências literárias que o autor vai usando ao longo do todo o livro. Tenho ainda tantos autores para ler e descobrir.

Foi uma leitura interessante e que me deu uma nova perspectiva sobre o processo de escrita e julgo que, quem ambicione ser escritor, vai sentir uma ligação maior com o livro.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

4 comentários:

  1. Olá Tita
    Também acho que não teria capacidade para escrever um livro, mas acho que deve ser um livro muito interessante para quem o ambiciona.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim, para quem gosta de escrever e quem ambiciona ser escritor, é um livro útil.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Também já li o livro e gostei bastante :) veio na hora certa :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Sim, quando o li, lembrei-me logo de ti ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar