segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Filme: Marie Antoinette


Filme visto para a #cinematona6 categoria Biopic e #Historiquices


Ficha do IMBd aqui


O filme conta-nos a história de Marie Antoinette, uma jovem princesa austríaca, que com apenas 14 anos foi enviada para França para casar com o delfim, o futuro Luís XVI.

Antes de mais, quero falar no belíssimo guarda-roupa e na banda sonora. Foram sem dúvida os dois grandes pontos fortes do filme.
Quanto à história, conseguimos perceber que Marie Antoinette teve muitas dificuldades em que se adaptar às rígidas regras da corte francesa, como também sentiu a hostilidade por ser austríaca, criando então a sua pequena corte, onde comiam, bebiam e jogavam.
No entanto, o filme acaba apenas por mostrar esta superficialidade e futilidade de Marie Antoinette, sem nos trazer nada mais. Não sei muito sobre esta personalidade mas acredito que haveria mais para nos mostrar do que apenas o seu dia-a-dia fútil.
Também me senti algo confusa em termos temporais, pois dá ideia que tudo se desenrola num curto espaço de tempo, quando na realidade se passaram vários anos. Acho que poderia ter ajudado se tivéssemos tido a indicação das datas.
Entreteve mais ficou aquém do que estava à espera.

8 comentários:

  1. Tita, já vi o filme e enquanto entretenimento está engraçado, visualmente bonito sem dúvida, mas enquanto elemento de "história" concordo que fica um pouco aquém... Sem dúvida um bom exemplo de o livro ser melhor e mais completo :) até porque o livro em que se baseou a obra tem mais de 600 páginas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bárbara,
      Sim, esteticamente é um filme bonito mas realmente senti falta da parte histórica. Mas no futuro, vou querer ler esse livro =)

      Eliminar
    2. Eu li a versão original em inglês e, pelo que percebo, não recomendo de todo a edição da Leya... tem menos 500 páginas e tudo o que não seja gossip :/ mas eu gostei muito do livro!

      Eliminar
    3. Menos 500 páginas? :O Obrigada pelo alerta, assim já não vou pegar nesse.

      Eliminar
    4. Sim! :/ olha a comparação:
      https://www.bookdepository.com/Marie-Antoinette-Antonia-Fraser/9780753813058 (li esta edição)
      vs
      https://www.leyaonline.com/pt/livros/literatura/historica/bis-maria-antonieta/
      é chocante :/

      Eliminar
    5. :O
      Chocante é mesmo a palavra-chave
      :O

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Não conhecia, mas acho que vou passar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim, realmente não acho que seja grande coisa, pelo menos, na parte histórica.
      Beijinhos

      Eliminar