quarta-feira, 11 de abril de 2018

Uma Verdade Simples: Jodi Picoult


Uma Verdade Simples
Título: Uma Verdade Simples
Autor: Jodi Picoult
Editora: Bertrand Editora
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui


Assim que li a sinopse deste livro fiquei logo muito curiosa, pois um crime, ainda para mais, de um bebé, numa comunidade amish, e sendo um livro de Jodi Picoult, sabia que estava perante uma boa história. Sim, eu sei que não sou a maior fã da autora mais nem todos os temas dos seus livros captam a minha atenção mas, não há como negar, que são sempre livros que abordam questões pertinentes e são livros bem desenvolvidos.

Desta vez, temos um bebé encontrado morto num celeiro de uma família amish e as provas indicam que foi Katie Fisher, uma jovem de 18 anos, a mãe do bebé e que o terá assassinado.
Esta é uma história com poucas personagens e, ao contrário de outros livros da autora, também não é narrado sobre o ponto de vista de várias personagens. É certo que temos capítulos da perspectiva de Ellie, a advogada de Katie, e outros mais "gerais" onde vamos acompanhando as outras personagens, o que nos permite ir acompanhando toda a história, sem ficarmos restringidos às personagens.
Um aspecto que acaba por ser recorrente nos livros de Jodi Picoult, são os tribunais e o mundo dos advogados, e este livro não foi excepção. A história não se centra tanto na investigação policial, mas sim, na tentativa de defesa por parte de Ellie.
Mas o ponto que mais me agradou foi, sem dúvida, o tema amish. É certo que pouco sabia sobre os amish mas Jodi Picoult fez um excelente trabalho de caracterização da comunidade e dos seus valores. Pessoas Simples, com muita entre-ajuda e em que o perdão é essencial.
Quanto ao final em si e ao culpado. Confesso que desconfiei, logo desde o início, de quem seria o culpado mas não prejudicou em nada a minha leitura. No entanto, não sei explicar muito bem, mas apenas de ter desconfiado a personagem (pois eram poucas as hipóteses), senti que não fazia muito parte da personalidade da personagem, nem com os valores que defendia. Mas não posso comentar mais para não fazer spoilers.
E posso-vos dizer que assim que comecei a ler, fiquei logo agarrada à história e nunca queria parar a leitura.
Foi mesmo uma excelente leitura!



Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

9 comentários:

  1. Este deve ser dos livros da autora que mais estava à espera para ser publicado em Portugal. Finalmente! E é bom ver que a espera valeu a pena, aparentemente. Espero ler em breve :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o consigas ler em breve e que faças também uma boa leitura =)

      Eliminar
  2. Olá Tita
    É por isso que adoro o livros da autora, ficamos sempre a conhecer melhor os temas que são abordados. Também tenho curiosidade para ler sobre os amish.
    Ainda bem que gostaste.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim, tens razão, a autora desenvolve sempre muito bem os temas.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Por acaso, apesar de não ter ficado fã da Jodi, depois de ler 8 livros dela, este era um livro que até leria, se tivesse sido o último do projecto das outras meninas, para me despedir. Assim...dificilmente alguma vez o lerei, apesar da história parecer mesmo boa...ainda é Jodi Picoult. E só houve um livro que eu realmente posso dizer que gostei sem reservas, o "Small Great Things". =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh lá, já leste 8? Mas sim, acredito que tenhas ficado um bocadinho saturada!
      Eu não li tantos mas houve 2 que gostei muito: A Contadora de Histórias e 19 Minutos. Um dia ainda vou querer ler o Small Great Things ;)

      Eliminar