segunda-feira, 2 de julho de 2018

Regresso a Casa: Deborah Smith


Regresso a Casa

Título: Regresso a Casa
Autor: Deborah Smith
Editora: Porto Editora
Classificação: 3 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui

Sendo este o sexto livro que lia de Deborah Smith, em que só apenas um é que me tinha desiludo, tinha muitas expectativas com Regresso a Casa, no entanto, não foi tão prazeiroso como gostaria.

Os nossos protagonistas são Ursula, uma jovem que acaba por regressar à sua terra, no sul, após saber da morte do seu pai, com quem tinha cortado relações a alguns anos, principalmente por causa do fascínio que o pai tinha por uma escultura de um Urso; e Quentin, filho do escultor do tal Urso e que, presentemente, deseja adquirir.
Inicialmente, vamos conhecendo, intercaladamente, a infância de Ursula e Quentin, o que nos permite ficar a conhecer melhor as suas personalidades e as dificuldades que tiveram. E posso-vos dizer que gostei muito desta parte.
Temos depois um salto temporal, voltando à actualidade e, foi esta parte que não correspondeu às minhas expectativas. E porquê? Muito em parte à narração. A história acaba por ser narrada na primeira pessoa, por Ursula, mas onde temos também acesso a pensamentos e cenas do Quentin, e achei que tornava a leitura muito confusa. Por várias vezes, tive dificuldade em conseguir identificar que estava numa "parte" de Quentin e não da Ursula.
Achei também que a autora poderia ter explorado um pouco mais a personagem de Arthur, irmão de Ursula e que é autista; e da outra moça (cujo nome não me recordo) mas que ainda é uma prima afastada e que também tem problemas de aprendizagem.
Outro aspecto que não me convenceu, foi todo o fascínio do Urso de Ferro e, confesso, fiquei sem perceber porquê tanta obsessão no Urso.

É certo que o livro me entreteve mas, infelizmente, não me conquistou como os anteriores, mas continuo a querer ler mais de Deborah Smith.

Vejam também a minha opinião em vídeo, AQUI.



Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário