segunda-feira, 29 de outubro de 2018

As Mulheres da Fonte Nova: Alice Brito




Título: As Mulheres da Fonte Nova
Autor: Alice Brito
Editora: Booket
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Tinha comprado este livro numa promoção, a metade do preço, porque achei a sinopse interessante. 
A vida de duas mulheres, nascidas no mesmo período, entre os anos de 1930 e 1960, na cidade de Setúbal. No entanto, assim que me iniciei na leitura, senti que era capaz de não ir correr muito bem, pois a autora à medida que nos foi contando a história das personagens e da própria cidade de Setúbal,  vai fazendo paralelismos entre o passado e presente, como se estivesse a falar directamente com o leitor. Até podia ser interessante mas, comigo, senti que não funcionou e soou-me a algo forçado.
Outro aspecto que não me agradou foi, ao longo de toda a narrativa, termos trechos em itálico e onde percebemos que é uma conversa entre quem está a contar a história (que fiquei sem perceber quem era) e uma das personagens (que só bem mais tarde é que percebemos quem é), e senti que estas partes só me baralharam ainda mais.
Foi também, para mim, algo difícil identificar quem seriam as duas personagens principais pois achei que não havia grande diferença entre as principais e as secundárias.
Algo que me agradou foi sentir que a cidade Setúbal era como que uma personagem e de ficar a conhecer melhor a vida social e a importância que a indústria conserveira teve.

Acho que a história poderia ter potencial para mais, mas a forma como foi construída não me cativou.


Vejam também a minha opinião em vídeo, AQUI
.

Sem comentários:

Enviar um comentário