Título: Os Últimos Dias dos Romanov
Autor: Helen Rappaport
Editora: Alêtheia Editores
Classificação: 5 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Este é um livro de não-ficção focado nos últimos 14 dias da família Romanov mas onde ficamos também a saber um pouco mais sobre o contexto da Rússia, bem como o passado não só da família Romanov mas também dos intervenientes do massacre.
É certo que o Nicolau não estava bem preparado para ser Czar, nem Alexandra era a mulher ideal para ser Czarina da Rússia pois nunca foi vista com bons olhos por parte da população russa, mas eram uma família unida. Este livro traz-nos uma visão menos romanceada dos Romanov, onde percebemos que Alexandra era bem difícil de "aturar" e que Nicolau, mesmo amando a mulher, também se sentia algo saturado. Mas, um aspecto comum, é toda a união que existia enquanto família, bem como toda a adoração religiosa.
Algo que sempre me custa a ler, são as inúmeras tentativas/planos para resgatar a família, mas sempre pouco convincentes e, ao fim e ao cabo, ninguém queria lidar com o "problema que eram os Romanov", nem mesmo Inglaterra, que seria o país com maior probabilidade de os ajudar, com sucesso. E depois, a descrição do massacre em si e do que depois aconteceu aos corpos, deixa-me sempre tão triste e incomodada.
Vejam também a minha opinião em vídeo, AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário